De onde veio o rosário e quem decidiu os mistérios?

O rosário é uma oração que os católicos usam para meditar sobre eventos chave na vida de Cristo. Nós também oferecemos o nosso tempo rezando o terço por várias intenções de oração. Nossa Senhora tem-nos pedido repetidamente, especialmente em Fátima, para rezarmos o terço com frequência.
Existem poucas coisas mais “católicas” do que a oração do terço. E, como todas as coisas católicas, o rosário tem uma longa história.
O rosário consiste principalmente em “Ave-Marias” e “Padres Nossos”. Também envolve o uso de contas para contar as orações. Tem conjuntos de mistérios que meditamos enquanto rezamos em “décadas”, conjuntos de 10 missangas. Aqui, caminharei brevemente através de como tudo isto se reuniu.
Ave Maria” é composta pelas palavras do Arcanjo Gabriel a Maria (“Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”) e as palavras de Isabel a Maria (“Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!”). Estas duas foram combinadas para formar uma única oração, por volta do século VI. No século XI a petição, “Santa Maria, Mãe de Deus, reza por nós pecadores agora e na hora de nossa morte”, foi acrescentada, completando assim a “Ave Maria” que conhecemos.
O “Pai Nosso”, claro, veio até nós diretamente de Jesus que nos instruiu a “rezar então assim”: Nosso Pai que está nos céus ….”
Seixos e contas foram usados pelos cristãos para rastrear quantas orações haviam sido ditas até o século III. Um eremita egípcio, por exemplo, oferecia 300 orações penitenciais por dia e rastreava seu progresso usando seixos. Em pouco tempo, porém, as contas começaram a ser usadas. É mais fácil usar contas num cordel do que um grande balde de rochas! São Jerônimo, nos séculos IV a V, usava missangas de oração para contar. Estas contas eram logo conhecidas como contas paternas, pois eram usadas para rezar o “Pater Noster”, o Pai Nosso, repetidamente.
Rezar os 150 Salmos em comunidade há muito tempo tem sido uma parte importante da vida para os religiosos e religiosas. Mas para fazer isso, eles precisavam saber latim. Muitos não conheciam, e a alguns foi permitido (por volta do século IX) substituir os 150 Nossos Pais pelos Salmos. Estes religiosos usavam contas para contar suas orações. Mas, carregar um fio de 150 missangas era complicado. Em vez disso, eles usavam cordões de 50 contas, que eles rezavam três vezes. Isto está se aproximando do rosário, que tem as 50 contas “Ave Maria”.
Ave Maria começou a ser rezada nestes conjuntos de contas nos séculos 10 e 11. Logo, eles adicionaram um Pai Nosso a cada dez Ave-Marias, para quebrar a monotonia. Os Cistercienses e Cartuxos, por volta desta época, criaram um “Saltério Mariano” que consistia em recitar a Ave-Maria 150 vezes, mas não havia mistérios ligados a eles.
Aqui vemos o rosário tomando forma: 150 Ave-Marias divididas em “décadas”, grupos de dez, separados pelo Pai Nosso.
Então, São Domingos chegou ao local. Em 1208, ele entrou numa floresta para rezar por orientação na sua luta contra a heresia albigense. Maria apareceu e falou com ele. Disse-lhe: “Não admira que até agora tenhas obtido tão pouco fruto do teu trabalho; … Quando Deus quis renovar a face da terra, começou por enviar sobre ela a chuva fertilizante da Saudação Angélica. Pregai, pois, o meu Saltério”.
S. Domingos conhecia o Saltério Mariano, de usar contas para rezar 150 Ave-Marias. Mas, Maria disse-lhe para “pregar” com ele. A esse ponto, o Saltério Mariano não tinha meditações sobre a vida de Cristo a ele apegado. Não era um grande instrumento de ensino. Maria então revelou a Domingos os mistérios específicos, acontecimentos da vida de Cristo, que deveriam ser “pregados” para cada uma das 15 décadas do “Saltério Mariano”. Os mistérios que Maria forneceu foram a resposta às preces de Domingos. Centrados na Encarnação, Paixão e triunfo de Jesus, os mistérios eram perfeitos para combater a heresia que São Domingos trabalhava para combater.
S. Domingos foi então para as cidades onde esta heresia era difundida e pregou sobre cada mistério, seguido pela oração de 10 Ave-Marias. O seu ensino tornou-se muito mais eficaz com a ajuda de Nossa Senhora.
Nos séculos XIII e XIV, alguns vieram a pensar em oferecer uma “Ave-Maria” a Nossa Senhora como se lhe entregasse uma rosa. Por fim, este “Saltério Mariano” dominicano, com os seus 15 mistérios, veio a ser chamado de “rosário”, palavra que indica uma coroa de flores.
Vemos, então, como o rosário tomou forma ao longo dos séculos e como a própria Maria, através de São Domingos, nos deu os três primeiros conjuntos de mistérios. O Papa S. João Paulo II acrescentou então o quarto conjunto, os mistérios luminosos, no ano 2002.
Para mais informações sobre este tema, recomendo o livro Champions of the Rosary: The History and Heroes of a Spiritual Weapon, de Donald H. Calloway, MIC.
Fr. Signalness é pastor da Rainha do Santíssimo Rosário em Stanley e St. Ann em Berthhold. Se você tem uma pergunta que tinha medo de fazer, agora é a hora de fazê-la! Basta enviar a sua pergunta por e-mail para [email protected] com a “Question Afraid to Ask” na linha de assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.