FaithGateway

Então, você está em uma nova cidade ou uma nova cidade e precisa encontrar uma igreja, mas como você faz isso? Se você cresceu na igreja, escolher uma era muito fácil; você só ia aonde seus pais fossem. Mesmo se você deixou a igreja dos seus pais para uma nova, você provavelmente escolheu a igreja para onde a maioria dos seus amigos cristãos foi.

Mas talvez você seja um novo crente e você nunca teve que encontrar uma igreja antes. Não importa o nosso passado, todos nós temos certas tradições com as quais crescemos e estilos particulares a que nos acostumamos. Para muitos de nós, esses estilos nos serviram bem, por isso nos agarramos a eles para a vida querida. Para outros, essas situações realmente nos esfregaram da maneira errada, então nos opomos a elas com tudo o que temos.

O que está certo? Qual é o errado? E a doutrina? Certamente, o que uma igreja ensina é crítico, mas muitas igrejas não concordam exatamente umas com as outras sobre o que a Bíblia ensina. Por mais diferentes que sejam, muitas dessas igrejas ainda seguem o que poderia ser corretamente considerado sua própria interpretação fiel da Escritura.

Como Encontrar uma Igreja: Sete Coisas a Procurar numa Boa Igreja (Actos 2:42-47)

Onde é melhor procurar orientação sobre como encontrar uma igreja do que a Bíblia? Especificamente, vamos olhar para um dos primeiros relatos de uma comunidade de fé do Novo Testamento. Ao iniciar sua busca para encontrar uma igreja, esteja atento a como as igrejas lidam com os sete pontos a seguir. Se um ou mais estiverem faltando, prepare-se para exercer algum discernimento ao avaliar se essa é uma comunidade fiel na qual você gostaria de ser membro.

E eles continuaram com firmeza na doutrina e comunhão dos apóstolos, no partir do pão, e nas orações. Então o medo veio sobre cada alma, e muitas maravilhas e sinais foram feitos através dos apóstolos. Ora, todos os que criam estavam juntos, e tinham todas as coisas em comum, e vendiam os seus bens e propriedades, e os repartiam entre todos, como alguém tinha necessidade. Continuando assim todos os dias com um só acordo no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e tendo graça para com todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja aqueles que estavam sendo salvos. – Atos 2:42-47

O que procurar em uma Igreja #1: Os crentes como membros

Agora todos os que acreditavam estavam juntos. – Atos 2:44

A igreja local deve ser um lugar seguro para o crente e o não crente virem e ouvirem as boas novas, para provar e verem que o Senhor é bom. A igreja local deve ser um lugar que ame e sirva a comunidade, independentemente de professarem ou não o cristianismo.

Que, quando falamos de uma membresia crente na igreja local, não estamos falando das pessoas que freqüentam aquela igreja específica ou são servidas por seus ministérios. As pessoas de que estamos falando são os membros do pacto daquela igreja. Estas são as pessoas que têm sacrificado, emocionalmente, financeiramente e espiritualmente “compradas” para aquela igreja e o que ela está fazendo pelo reino. Se você encontrar uma igreja que acolhe incrédulos como membros do pacto, uma bandeira vermelha deve ser hasteada. O corpo de membros de uma igreja é um dos frutos visíveis da cultura daquela comunidade. Se a igreja não valoriza a fé em Cristo ou a autoridade das Escrituras no ensino, então eles estão se desviando dos limites do que seria considerado uma igreja pelos padrões bíblicos e tradicionais.

O que procurar em uma Igreja #2: Liderança Qualificada

E eles continuaram firmemente na doutrina e comunhão dos apóstolos. – Atos 2:42

A saúde de uma igreja depende em grande parte da saúde de sua equipe de liderança. Quando falamos em avaliar alguém como um líder da igreja, não estamos falando de algo tão simples como um papel de termo de classificação. Estamos falando de avaliar um ser humano com todos os seus pontos fortes, fraquezas, peculiaridades e deficiências. É uma tarefa altamente subjetiva e, para ser honesto, nenhum de nós está qualificado para fazê-lo; somente Deus conhece o coração.

O que podemos fazer, entretanto, é conhecer a liderança geral na igreja e descobrir um pouco sobre quem eles são, como chegaram lá e o que fazem.

O que procurar em uma Igreja #3: Pregação e Ensino

E eles continuaram com firmeza na doutrina e comunhão dos apóstolos. – Atos 2:42

É um fato inegável que a pregação foi uma das principais formas pelas quais Jesus fez o ministério. Ele era um pregador itinerante, viajando pelo campo e expondo a Escritura a todos os que a escutavam. Jesus não só deu o exemplo, mas ordenou aos Seus discípulos que continuassem o Seu ministério de ensino (Mateus 28:19, 20). Ao fazer isso, Jesus estabeleceu a igreja e designou o ensino e a pregação da Palavra como o principal meio para nutrir e conduzir os crentes à maturidade espiritual. Isto é de vital importância para nós hoje porque a pregação e o ensino de uma igreja ditam a vida e a cultura daquela igreja.

Se você se encontrar ouvindo um pastor que bate no seu povo com a Bíblia e prega uma forma de legalismo, você experimentará uma cultura de igreja sem graça e derrotada onde o florescimento espiritual pode ser uma quase impossibilidade.

Por outro lado, uma igreja que prega fielmente a partir das Escrituras pode não ser perfeita, mas irá preparar o palco para uma espiritualidade saudável e vibrante no seu povo. Naturalmente, isto leva à questão do que o pastor deve pregar. Ao invés de se lançar fora do escopo deste livro e em uma longa discussão sobre teologias, estilos de pregação, filosofia e afins, eu confio que você pesquisará as Escrituras e fará seus próprios juízos de valor sobre o que uma mensagem bíblica fiel pode conter. Em todos os ambientes de ensino, eu oro para que vocês sejam como os sábios Bereanos, que “receberam a palavra com todo o afã, examinando as Escrituras diariamente para ver se estas coisas eram assim” (Atos 17:11 ESV).

O que procurar em uma Igreja #4: Adoração

Comeram seu alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e tendo favor com todo o povo. – Atos 2:46, 47

Se os estilos de adoração na igreja fossem como sabores de sorvete, Baskin-Robbins estariam fora do negócio. Se você crescesse na igreja católica como eu cresci, você poderia realmente amar um tipo de culto litúrgico, enquanto alguém acostumado a um formato mais livre poderia achar isso um pouco rígido e/ou mecânico. Um freqüentador regular de uma mega-igreja carismática ou de estilo contemporâneo pode se sentir como um pássaro enjaulado em um cenário tradicional Batista do Sul.

Independentemente do que possamos achar que seja a forma mais biblicamente justificada e apropriada de adoração, o objeto de nossa adoração é o que mais importa. Quando adoramos a Deus corretamente, o fazemos para louvá-Lo e dar-Lo glória com todo o nosso ser (em espírito). Ele também quer que o façamos nos Seus termos e à luz da Sua revelação (em verdade), o que significa que nunca devemos parar de procurar conhecê-Lo como Ele é revelado nas Escrituras. Encontre uma igreja que priorize a adoração somente em Seus padrões e você terá encontrado uma igreja que será fiel em sua adoração.

O que procurar em uma Igreja #5: Unidade da Igreja e Irmandade

Agora todos os que creram estavam juntos, e tinham todas as coisas em comum, e venderam suas posses e bens, e os dividiram entre todos, como qualquer um tinha necessidade. – Atos 2:44, 45

Saber você mesmo se sente ou não bem-vindo a esta nova comunidade de crentes. Se você tentou se conectar e se conectar à comunidade, mas não foi recebido com os braços abertos da fraternidade, então pode não ser o lugar para você. Se você é prontamente recebido, no entanto, e ainda não se sente em casa, é hora de fazer algumas perguntas pessoais profundas

>

    >

  • Prossigo todas as oportunidades disponíveis para me envolver?
  • Estas pessoas estão lutando para me aceitar, ou é o contrário?
  • Tenho trazido algumas expectativas equivocadas para a mesa sobre como deveria ser esta nova comunidade da igreja?
  • Estou a julgar este novo grupo de pessoas pelas minhas experiências passadas ou circunstâncias presentes?
  • Estão eles a falar-me a verdade difícil, e é isso que me está a perturbar?

Em oração, faça alguns negócios com Deus e peça-Lhe sinceramente que lhe revele porque é que esta igreja parece estar a fechá-lo. Esteja preparado para ouvir e agir com base na Sua liderança. O resultado de sua obediência certamente será Sua glória e seu maior bem.

O que procurar em uma Igreja #6: Santidade

E o temor veio sobre cada alma. – Atos 2:43 ESV

“Tu serás santo, para santo” (1 Pedro 1:16 ESV). Crer em Deus e buscar a Sua vontade para as nossas vidas significa parar de ver o mundo como a cultura o define e começar a vê-lo como Deus o define.

Foi o que Paulo quis dizer quando disse aos crentes para pararem de se conformar com os padrões deste mundo e serem transformados pela renovação das suas mentes (Romanos 12:2). Uma boa igreja exercitará um forte discernimento nesta área. Eles distinguirão sabiamente entre as áreas da cultura e do mundo com as quais devemos nos engajar e aquelas que devemos rejeitar completamente. Uma boa igreja lutará para manter a santidade de seu povo e para desafiá-lo a viver de acordo com os padrões morais estabelecidos nas Escrituras, sabendo sempre que essa busca por pureza moral e santidade é um processo confuso, feito não em busca, mas em resposta a uma graça gratuita e plenamente dada. Isso significa que os membros da igreja são melhores do que aqueles fora de suas paredes? Não. A idéia de que somos santos, ou separados por Deus, nos dá um motivo para nos vangloriarmos e olharmos de nariz torto para os descrentes? Absolutamente não. Se uma igreja tem essa visão de santidade, então você provavelmente deveria correr para o outro lado.

O que procurar em uma igreja #7: Missão

E o Senhor acrescentou diariamente à igreja aqueles que estavam sendo salvos. – Atos 2:47

Deus criou a igreja a fim de cumprir a Sua missão no mundo. Em Efésios, Paulo nos diz que no evangelho de Cristo, Deus nos fez conhecer o Seu plano eterno de unir todas as coisas a Si mesmo (1:10). Ele nos convida a sermos agentes nesse plano, dizendo-nos que fomos salvos pela graça para que possamos sair e fazer as “boas obras, que Deus preparou antecipadamente para nós” (Efésios 2:10 NVI) e estender esta graça a toda pessoa nesta Terra. Uma igreja fiel levará estas palavras a sério e reconhecerá que elas existem para muito mais do que os cultos dominicais da manhã.

Como encontrar uma lista de verificação da igreja

  • Ao considerar uma igreja específica, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
  • É a igreja do pacto composta por crentes?
  • É a liderança geral qualificada como descrita em 1 Timóteo 3?
  • A igreja oferece pregação fiel às Escrituras?
  • Só a adoração a Deus é uma prioridade da igreja?
  • Sinto-me bem-vindo e ligado?
  • A igreja incentiva e pratica a santidade?
  • Os membros fazem a Palavra, motivados pelo amor a Deus e pela missão de fazer discípulos?

Fale sobre isso

Não fomos criados para o isolamento. Não podemos fazer isto sozinhos. Para o bem de sua vida eterna, espiritual, você tem que encontrar uma igreja para chamar de lar. Quero encorajá-lo a usar estes sete princípios como ferramentas para encontrar uma igreja boa e fiel na sua área. Preste atenção ao que você sente que Deus está lhe dizendo através das Escrituras e não faça apenas uma escolha baseada na marca particular de igreja em que você por acaso cresceu. Minha oração é para que você encontre um lugar para chamar casa e uma comunidade para saltar para onde você seria livre para perseguir a Deus de todo o coração e desfrutar da comunhão com outros crentes que vivem para fazer o mesmo.

* * *

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.