Subscrição

Agora era a Festa da Dedicação em Jerusalém, e era inverno. E Jesus caminhou no Templo, na varanda de Salomão.

João 10,22-3

É a única referência bíblica a um feriado de inverno bem conhecido que Jesus celebrou, um feriado que muitos celebrarão este mês. Você o conhece por outro nome, (dica: não é Natal!). Não, meu povo judeu vai celebrar a Festa da Dedicação, comumente conhecida como Hanukkah.

As Origens Históricas do Feriado

Muitos se surpreendem que o único versículo bíblico que menciona Hanukkah seja encontrado no Novo Testamento. Isso é simplesmente porque o feriado comemora um evento que ocorreu durante o período inter-Testamental, aproximadamente 165 AC. Um rei sírio chamado Antioquia invadiu a nação judaica e exigiu que meu povo abandonasse o Deus de Israel e Seus caminhos. Seu plano: forçar a “helenização”. Isso significava impor os costumes gregos, incluindo a idolatria, ao povo. Significava proibir a prática da religião judaica, incluindo a circuncisão. Em última análise, para garantir que ninguém pudesse adorar o Deus de Israel, Antioquia contaminou o Templo em Jerusalém. Ele colocou ídolos na casa do Senhor e sacrificou uma porca sobre o altar sagrado. Ele não só contaminou o Templo de Deus, mas tomou o título de “Epifanes”, que significa “Deus manifestado”, e exigiu ser adorado. Em resposta à sua blasfêmia de divindade, o povo judeu modificou seu título, chamando-o de “Epimanes” (louco).

A Festa de Hanukkah comemora a vitória que Deus deu ao povo judeu

Foi um período terrivelmente sombrio na história de Israel, mas Deus levantou um pequeno grupo de heróis liderados por uma família conhecida como os Macabeus (Maccabee significa “martelo”). Eles fizeram uma rebelião bem sucedida contra Antioquia e expulsaram os sírios de Israel. A Festa de Hanukkah comemora a vitória que Deus deu ao povo judeu sobre Antioquia e seu poderoso exército. Nós chamamos a festa de Hanukkah (dedicação), porque o ponto alto da nossa vitória foi rededicar o Templo em Jerusalém.

Muitas lendas rodeiam este evento histórico, mas a mais famosa é o “milagre do petróleo”. Diz-se que, quando os Macabeus recapturaram Jerusalém, partiram imediatamente para rededicar o Templo. Mas eles enfrentaram um problema urgente; precisavam de óleo consagrado para reacender o candelabro sagrado. Eles encontraram apenas o suficiente para um dia – e levaria oito dias para obter óleo suficiente para o uso do Templo.

O pensamento de acender este grande candelabro apenas para vê-lo apagar-se novamente foi de arrebentar o coração. No entanto, o zelo para rededicar o Templo era tão forte que, apesar do dilema, eles decidiram acender o candelabro. Um ditado tradicional surgiu a partir desta história do Hanukkah: “nes gadol haya sham”, que significa, “um grande milagre aconteceu lá.” O grande milagre foi que o óleo, suficiente para apenas um dia, continuou a queimar durante oito dias inteiros, tempo suficiente para fazer e santificar o novo óleo. De acordo com esta lenda, é por isso que celebramos o Hanukkah por oito noites e o Hanukkiah (Hanukkah menorah) também é iluminado por oito noites. É uma boa história, mas não é mencionada nos relatos anteriores da revolta dos Macabeus, como por exemplo o 2º Macabeus. A lenda do petróleo não é mencionada até muito mais tarde, no Talmud. Talvez um dia de óleo sobrenaturalmente queimado por oito dias e talvez não.

Muitos acreditam que uma razão mais provável para celebrarmos Hanukkah por oito dias é que os Macabeus, ao recapturarem Jerusalém, conduziram uma celebração tardia da Festa dos Tabernáculos. Lembre-se, o próprio Salomão tinha escolhido essa mesma Festa de Tabernáculos para dedicar o Templo quando ele foi construído recentemente. Assim, a festa de oito dias de alegria e ação de graças teria sido uma forma especialmente apropriada para comemorar a rededicação do Templo.

O milagre de Hanukkah é o milagre do poder preservador de Deus.

Em qualquer caso, ainda é apropriado em Hanukkah dizer, “nes gadol haya sham, um grande milagre aconteceu lá”. O milagre de Hanukkah é o milagre do poder preservador de Deus. A vitória de Israel sobre Antioquia e seu poderoso exército mostrou esse poder milagroso.

Deus apostou Sua reputação em Suas promessas a Abraão, Isaque e Jacó quando Ele jurou preservar e sustentar seus descendentes para sempre. Não admira que Satanás tenha tentado aniquilar os judeus ao longo da história! Antioquia foi um dos agentes de Satanás em seu diabólico esquema para destruir os judeus e assim fazer de Deus um mentiroso! Na verdade, o profeta Daniel predisse os atos perversos de Antioquia (Daniel 8-11) e até o retratou como um tipo de anticristo, a besta do Apocalipse 13.

Jesus no Templo em Hanukkah

Os judeus da época de Jesus estavam bem cientes dos eventos que tinham levado à Festa da Dedicação quando se aproximaram Dele no Templo sagrado em Hanukkah. Foi no contexto dessa história recente que eles disseram a Jesus: “Se tu és o Cristo, conta-nos claramente” (João 10:24). Se Jesus era realmente o Messias que eles raciocinavam, Ele tinha o poder de preservar o povo judeu da tirania dos romanos, assim como Deus os tinha preservado da maléfica Antioquia. Jesus respondeu-lhes com uma repreensão: “Eu vos disse, e vós não credes” (v.25).

Jesus afirmou corajosamente a Sua Messias. Ele reivindicou o poder divino para preservar e sustentar Seu povo, mas não da maneira que eles esperavam e esperavam. “As minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas seguem-Me”. E eu lhes dou a vida eterna, e nunca perecerão; nem ninguém as arrebatará da Minha mão” (v. 27-28). O poder de Jesus para preservar não era um poder temporal, físico. Era eterno e espiritual – e era baseado na fé nEle como o Santo de Deus. A salvação que Ele ofereceu não foi da opressão romana, mas da opressão de Satanás, do pecado e até da própria morte.

A rededicação do Templo foi um lembrete do poder de Deus para cumprir Suas promessas e preservar Seu povo Israel. Mas um maior do que o Templo estava no alpendre de Salomão naquele dia. E Ele fez uma afirmação espantosa. “Eu e Meu Pai somos um” (v.30). Lembra-te, este é Hanukkah. Fresco na mente do meu povo foi o facto de terem rejeitado com razão as falsas alegações de Antioquia. Agora aqui está Jesus, de pé no Templo, a afirmar a Sua própria reivindicação à divindade. A reação do meu povo era previsível. “Então os judeus voltaram a apedrejá-Lo” (v.31). E se Ele não tivesse sido quem Ele afirmou ser, eles teriam tido toda a razão em fazê-lo.

O Milagre de Emanuel

Quando o meu povo rejeitou Antioquia, Deus cumpriu as Suas promessas, preservando-as milagrosamente. Mas quando os líderes judeus rejeitaram erroneamente as reivindicações de Jesus naquele dia, eles perderam um milagre ainda maior do que a vitória de Israel contra todas as almas sobre o esmagador exército sírio. Eles perderam o milagre de Emanuel, Deus conosco. Esse milagre deu a Jesus o direito de reivindicar poder para preservar aqueles que vêm até Ele. Somente quando Deus vem em carne e osso Jesus é “capaz de salvar até o extremo aqueles que vêm a Deus através dEle”

Deus cumpre Suas promessas, mesmo quando nós não as reconhecemos. Ele disse: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e chamará o Seu nome Emanuel”. Porque para nós nasceu um Filho, para nós foi dado um Filho; e o governo estará sobre os Seus ombros”. E o Seu nome será chamado Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 7:14; 9:6). Jesus cumpriu estas preciosas promessas de Deus. Nele, Deus provou Sua fidelidade a Israel e a todo o mundo.

Porque Deus cumpre Suas promessas, Ele salvará e sustentará Israel… e todos aqueles que invocam Seu nome através da fé em Emanuel.

Neste mês, aqueles de nós que aceitaram Suas reivindicações podem celebrar o milagre de Hanukkah, bem como o milagre do nascimento de Cristo. Porque Deus cumpre Suas promessas, Ele vai salvar e sustentar Israel. Porque Deus mantém Suas promessas, Ele salvará e manterá todos aqueles que invocam Seu nome através da fé em Emanuel, nosso Messias Jesus. Porque Deus mantém Suas promessas, Ele fez cada crente comprado com sangue para ser Seu próprio Templo, onde Emanuel, Deus conosco, tomou residência. E assim, porque Deus mantém Suas promessas, por favor, junte-se a nós para se dedicar novamente a viver para Ele pelo poder do Ruach ha Kodesh, o Espírito Santo que arde dentro de nós.

Este conteúdo foi adaptado de um artigo anterior dos judeus para Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.