Sermão: A Sabedoria de Deus – Romanos 16, 1 Coríntios 1

Scriptures: Romanos 16, 1 Coríntios 1

Introdução

Quando o Apóstolo Paulo fecha o que é a magnum opus da doutrina cristã na Bíblia, ele quebra em canto! É justo que ele o faça. Como você deve amarrar a maior história já contada? Depois de caminhar pelas grandes razões por trás do amor salvador de Deus pelos pecadores rebeldes, somente uma doxologia fará.

Então, com um coração cheio e uma mente em chamas, Paulo entoa as palavras de Rom. 16:25-27: “Agora àquele que tem poder para vos fortalecer segundo o meu evangelho e a proclamação de Jesus Cristo, segundo a revelação do segredo sagrado guardado em silêncio por longos séculos, mas agora revelado e tornado conhecido através das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para avançar a obediência da fé entre todas as nações – ao único Deus sábio, através de Jesus Cristo – a Ele seja a glória para sempre! Amém.”

Notem as últimas frases de todo o livro de Romanos, Paulo enfatiza um atributo de Deus – Sua sabedoria. Versículo 27: “ao único Deus sábio, por Jesus Cristo, seja a glória para sempre! Amém”. Meu objetivo nesta mensagem, como tem sido em toda mensagem sob a bandeira de VER DEUS PARA QUEM É, é abrir uma janela em sua mente para as infinitas extensões de Deus. E particularmente esta manhã, meu objetivo é mostrar diante de vocês a sabedoria de Deus, para que vocês a vejam mais claramente e O admirem mais intensamente e confiem Nele com mais firmeza e, portanto, obedeçam a Ele com mais consistência e alegria. (Ore)

I. Sabedoria definida

Uma afirmação principal dominará os próximos minutos na minha fala. Eu te chamo para deixá-lo tomar posse em seus pensamentos primeiro, e depois, pela habilitação do Espírito Santo, em seu coração também. A declaração é simples e profunda: Deus é infinitamente sábio. Quero desembrulhar isso por um momento e então veremos que fluir dessa verdade é uma perspectiva – moldando, dando conforto, matando ansiedade, induzindo a oração – que revolucionará sua vida se você a tomar como sua.

Deixe-me começar com uma definição: “Sabedoria”, na Bíblia, “é conhecer o maior objectivo em qualquer situação, e a melhor maneira de alcançar esse objectivo.” (Sermão de John Piper, “A Grande Obra do Único Deus Sábio”, baseado em Romanos 16:25-27) A sabedoria vê o quadro geral, em foco, cada parte na sua relação adequada para descansar. A sabedoria é diferente do conhecimento. Você pode ter conhecimento sem sabedoria. Há muitos tolos brilhantes. Mas você não pode ter sabedoria sem conhecimento, porque para discernir a melhor maneira de alcançar um objetivo, você tem que ser capaz de integrar, fundir todos os tipos de fatores de várias fontes de conhecimento e experiência.

Agora, pegue este atributo e pense em Deus. E enquanto você está conectando esses pontos, ouça o salmista dizer de Deus: “Seu entendimento é infinito” (Sl. 147:5). Ouça Jeremias orar ao “grande e poderoso Deus, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, o Grande em conselho e poderoso em obras, cujos olhos estão em todos os caminhos dos filhos dos homens, a fim de dar a cada pessoa segundo os seus caminhos e o resultado das suas obras”. (Jeremias 32:19).

Quando Daniel descreveu a sabedoria de Deus, ele escreveu: “Ele muda os tempos e as estações; Ele remove os reis e estabelece reis. Ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que têm entendimento. Ele revela as coisas profundas e ocultas; Ele sabe o que está nas trevas, e a luz habita com Ele”. (Dan. 2:21-22) Nada nunca é um mistério para Deus. Ele nunca está intrigado ou confuso ou incerto.

Paul tenta falar sobre a sabedoria de Deus, e quando ele o faz, move-se para o louvor: “Oh, a profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis os Seus julgamentos e indetectáveis os Seus caminhos! Pois quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem tem sido Seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro, e tem de ser recompensado? Porque dele e por ele e para ele são todas as coisas. Para Ele seja a glória para sempre. Amém.” (Rom. 11:33-36)

O que o apóstolo está dizendo é que a sabedoria de Deus é muito profunda – tão profunda que os Seus julgamentos são insondáveis. Eu não posso chegar lá daqui; está além de mim. A sabedoria de Deus é tão profunda que os Seus caminhos são indetectáveis. Eu não posso seguir o que Ele está fazendo sem estar irremediavelmente acima da minha cabeça. É tão profundo que ninguém foi ou poderia ser Seu conselheiro, jamais.

Na verdade, a sabedoria de Deus é tão profunda e tão expansiva que Ele não aumenta e não pode aumentar em sabedoria. A única maneira que Ele poderia aumentar em sabedoria é que algo entre na mente de Deus que ainda não tenha saído da mente de Deus. Mas Romanos 11:36 insiste que isto não pode ser feito, pois dele e por meio dele e para ele são todas as coisas.

Então as ações de Deus são sempre perfeitamente sábias. Não há melhoras na Sua sabedoria que sejam necessárias ou mesmo disponíveis. Pense sobre isso: Deus está constantemente sintetizando bilhões e bilhões de fios de dados, extraídos de todos os campos possíveis de conhecimento e domínios de experiência, de modo que Ele detém todos os fatores relevantes em todas as situações com conhecimento total e perfeito. Ele pesa constantemente os fatos, implicações, custos, conseqüências e como isso se encaixa em Seus propósitos com habilidade impecável, para que o que Ele faz ou quer seja sempre o melhor movimento possível que pode ser feito. E Deus faz isso o tempo todo, sem a menor tensão e sem travar um disco rígido.

Será que alguém na Terra entende isso? De jeito nenhum. Ele está totalmente fora da nossa liga. Será que confiamos mais n’Ele por causa disso? Bem, vamos ver. Vou tirar uma enorme implicação da sabedoria de Deus que é um desafio a considerar. Estás pronto?

II. Uma implicação da sabedoria de Deus que altera a vida

“A sabedoria de Deus nos diz que Deus trará os melhores resultados possíveis, pelos melhores meios possíveis, para o maior número possível de pessoas, durante o maior tempo possível”. (Charles Ryrie, citado por Chip Ingram em Deus: “Como Ele anseia que O vejas, p. 128.) Digamos isso em voz alta e pesemos as palavras enquanto elas passam pela nossa boca. (Repito)

Agora corra isso ao redor do bloco na sua experiência atual. Leva isso contigo para casa e vê como funciona. O que esta implicação da sabedoria de Deus significa é que qualquer que seja a sua vida neste momento, Deus está ordenando sábia e soberanamente as suas circunstâncias para fazer algo em você, através de você, no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, no seu testemunho e na sua adoração que não poderia ser realizado de outra forma.

Se houvesse uma maneira melhor de realizar esses propósitos, então você estaria experimentando essas outras circunstâncias ao invés do que você é agora. Se houvesse uma maneira mais gentil, mais rápida, mais expedita, Deus estaria usando-a. Então as circunstâncias em que você está agora são exatamente o que você precisa para este período em sua vida.

Deixe-me perguntar-lhe uma coisa: Mudaria as coisas para você se você acreditasse firmemente que o problema em sua vida que é urgente e difícil – aquele que você não entende, que você se irrita contra, que o faz sentir sobrecarregado e pronto para desistir – foi orquestrado ou permitido por um Pai todo-sábio e amoroso para trazer os melhores e mais duradouros resultados possíveis para Sua glória e seu bem?

Faria diferença se você entendesse que sua vida não é o Plano B ou o Plano C de Deus – que é sempre e somente o Plano A, projetado especificamente para você enquanto você vive neste mundo caído? O que é tudo na sua vida foi parte do Seu sábio plano? O que aconteceria com o seu nível de ansiedade? Como isso afetaria sua confiança em Deus?

Objeção!

Mas é bem aqui que nós empurramos para trás. “Eu adoraria acreditar nisso, Lloyd, mas não faz sentido na minha vida. Chamas ao que me aconteceu as melhores circunstâncias possíveis para mim neste momento? E vai produzir o melhor resultado possível! Para que resultado é que Deus está a disparar? Eu perdi o meu bebé! O meu filho foi morto num acidente de carro. A tempestade levou tudo o que eu tinha. Tive um deslize cor-de-rosa. O meu marido bateu-me. Está a dizer-me que isto é o melhor! Consigo pensar em melhores caminhos para melhores resultados. Eu não acredito!”

Em toda esta sala, há circunstâncias que desafiam qualquer ligação com este ensino. Essas circunstâncias contradizem frases como “melhor possível” porque são horríveis, assustadoras e dolorosas. Há duas coisas com as quais eu quero suplicar a vocês que considerem:

1. Lembre-se que nossa experiência da sabedoria de Deus vem em um mundo caído.

Este não é o melhor de todos os mundos possíveis, mas um que está sob a sombra da queda do homem. Toda a criação geme e trabalha sob o poderoso choque da Queda, quando o pecado entrou neste mundo e a morte pelo pecado. Neste mundo maligno atual, a sabedoria de Deus não protege necessariamente Seus filhos do pecado ou da calamidade, nem pune as pessoas más em seus pecados. Agora mesmo, em Sua sabedoria, “Ele faz Seu sol nascer sobre o mal e sobre o bem, e envia chuva sobre o justo e sobre o injusto” (Mt. 5:45). Mas um dia, tudo será corrigido.

Você tem a Sua Palavra nisso em lugares como Gálatas 6:7 onde a Bíblia diz: “Não se engane” (Não se deixe enganar pela demora na execução completa da justiça perfeita de Deus para que você pense que Ele deixa os ímpios fora do gancho): “Deus não é escarnecido. Pois tudo o que um homem semeia, ele também colherá”. Podes acreditar nisto: Deus tratará de tudo no dia do Seu julgamento.

2. Lembre-se da sabedoria de Deus em assegurar a sua salvação.

Todos os planos de Deus para nos salvar através de Cristo pareciam condenados ao fracasso. Uma adolescente num estábulo numa pequena cidade de saco de pulgas? O filho de um carpinteiro? E então considere os discípulos que Jesus escolheu para quem Ele delegaria a Sua causa. Não exactamente o seu grupo de topo.

Mas o movimento mais tolo de todos foi a crucificação. I Coríntios 1:21-24 nos liga a isto: “Porque, como na sabedoria de Deus, o mundo não conhecia Deus através da sabedoria” (Por outras palavras, Deus rejeitou a possibilidade de salvação pelo intelecto e sabedoria humana. Veremos o porquê dentro de momentos). “… Deus teve o prazer de salvar aqueles que acreditam através da insensatez da mensagem pregada. Pois os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos Cristo crucificado, uma pedra de tropeço para os judeus e a loucura para os gentios. Mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus”

Na infinita sabedoria de Deus, Ele escolheu um caminho de salvação através de Cristo que parece totalmente insano para nós. Ninguém na terra teria inventado um plano envolvendo o brutal assassinato do Filho de Deus para os pecadores. No entanto, precisamente no momento mais insensato, a sabedoria de Deus triunfa. E no ponto da Sua maior fraqueza, o poder de Deus é libertado. Versículo 25: “porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força humana.”

No plano todo-sábio de Deus, este era o caminho perfeito para alcançar o maior objectivo. Que objectivo? Saltar para o v. 31: “Portanto, como está escrito: ‘Aquele que se vangloria deve se gloriar no Senhor'”. Era este o objetivo de Sua sabedoria. Deus nos escolheu, nos comprou, nos chamou, e nos deu tudo o mais envolvendo nossa salvação de tal maneira que nos despojou de toda auto-felicitação e a substituiu por glória somente no Senhor.

Faço este ponto por esta razão: você e eu não sabemos o suficiente para entender por que a dor, o sofrimento, a injustiça e a brutalidade nos acontecem neste mundo arruinado pelo pecado. Como Jó, nós chegamos a Deus com nossas perguntas. Mas no final, Deus simplesmente aponta que no grande âmbito das coisas, nós não sabemos nada. Sugerir nosso “plano melhor” para ajudar a Deus é como propor “1 + 1” a Einstein. Quando se trata de sabedoria divina, nós não estivemos lá e não fizemos isso.

Leva tempo e repetidas lições de humildade para nos levar ao lugar onde podemos descansar na Sua sabedoria e confiar no Seu plano. Mas há alguns tiros de reforço espiritual que podem nos ajudar a chegar lá:

1. Wise Living Starts With Fearing the Lord.

Prov. 9:10: “O temor do Senhor é o começo da sabedoria, e o conhecimento do Santo é a compreensão”. Temer ao Senhor é basicamente isto: você reconhece que Ele é o Criador, seu Mestre, o Senhor de todos; Ele é santo e impressionante e chama os tiros. E em resposta você se submete de bom grado a Ele e Seu plano para a sua vida. Sem isso, não há sabedoria. Ele começa com a salvação. Continua em reverente humildade.

2. A vida sábia cresce ao receber a Palavra de Deus.

A vida sábia cresce ao receber a Palavra de Deus. Sl 19,7 diz: “A instrução do Senhor é perfeita, revivendo a alma; o testemunho do Senhor é digno de confiança, tornando sábio o inexperiente”. Nada pode igualar a Bíblia para mostrar-lhe a mente de Deus. Quanto mais você afundar raízes em Deus através de Sua Palavra, mais sabedoria marcará sua vida.

3. A Vida Sábia requer que a peçamos especificamente.

James 1:5-6: “Agora, se algum de vós tiver falta de sabedoria, deve pedir a Deus, que dá a todos generosamente e sem criticar, e será dada a Ele. Mas que ele peça com fé sem duvidar. Porque o incrédulo é como o mar que sobe, impelido e atirado pelo vento”. Em outras palavras, você não vem a Deus para uma segunda opinião. Nós viemos a Deus para dizer: “Sobreponde-te à tua sabedoria sobre isto, Senhor. Tudo o que me mostrares, eu seguirei.”

Conclusão

A.W. Tozer, em O Conhecimento do Santo, escreveu estas palavras sobre a sabedoria de Deus nas nossas vidas: “Acreditar activamente que o nosso Pai Celestial se espalha constantemente à nossa volta circunstâncias providenciais que trabalham para o nosso bem presente e o nosso bem-estar eterno traz à alma uma verdadeira bênção. A maioria de nós passa pela vida orando um pouco, planejando um pouco, brincando de posição, esperando, mas nunca tendo a certeza de nada, e sempre com medo secreto de perder o caminho. Isto é um trágico desperdício de verdade e nunca dá descanso ao coração.

“Há um caminho melhor. É repudiar a nossa própria sabedoria e tomar ao invés disso a infinita sabedoria de Deus… Deus se encarregou da responsabilidade total pela nossa felicidade eterna e está pronto para assumir a gestão das nossas vidas no momento em que nos entregamos com fé a Ele”. (A.W. Tozer, The Knowledge of the Holy, p. 63.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.