Quando Deus Fecha uma Porta, Ele Abre uma Janela?

“Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela, certo?” disse a autora como se tivesse acabado de escrever um axioma antigo. Depois de ouvir o marido contar como ele perdeu uma importante entrevista de emprego devido a uma falha no carro, esta mãe de seis filhos se tranquilizou com a boa providência de Deus: se Deus diz “não” a uma oportunidade, você pode ter certeza que ele tem outra para você na fila.

Isso é reconfortante.

Mas como muitas outras frases que soam bíblicas, esta não está na Bíblia. Não é errado por essa razão, mas também não devemos abraçar tais frases porque elas têm alguma semelhança com o Novo Testamento.

O mundo está cheio de clichês religiosos, e devido à sua atratividade e brevidade, elas possuem um poder único para se tecer em nosso pensamento e formar nossas intuições espirituais. Sem querer, começamos a ver o mundo e tomar decisões de acordo com uma lista de lugares-comuns inteligentes ao invés da Palavra de Deus.

O que há de errado nisso?

Mas o problema não é o captar. A Escritura nos fornece uma abundância de ditos curtos, afiados e sérios que Deus pretende que escondamos em nossos corações. Os Provérbios são o exemplo mais óbvio, mas os profetas e os apóstolos também expressam habilidade solomônica na entrega de piercings de uma linha.

O problema não é a forma; é o conteúdo. A pergunta que devemos fazer é: a afirmação: “Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela”, capta com precisão o que a Escritura ensina sobre a providência de Deus em nossas vidas?

Remover obstruções não é sinal necessário que Deus tenha ‘aberto uma porta’ para nós.

Primeiro, a linguagem de “portas abertas” é encontrada no Novo Testamento. Quando Paulo e Barnabé voltaram a Antioquia, atribuíram seu recente sucesso missionário à abertura de Deus “uma porta de fé para os gentios” (At 14,27). Paulo disse aos Coríntios que uma porta de trabalho eficaz havia sido aberta para ele em Éfeso (1Co 16:9). Ele usou a mesma linguagem para descrever uma oportunidade em Trôade (2Co 2:12) e pediu aos Colossenses que orassem para que Deus abrisse portas de maior oportunidade evangélica.

Segundo, Deus é para nós e conduz sua providência com nosso bem especificamente em mente (Rm 8:28). Assim, o impulso por trás da afirmação, na medida em que reconhece a disposição de bondade de Deus para com seus filhos, é sadio. Mesmo quando os problemas nos acontecem, Deus está trabalhando essas provas em nosso benefício porque Ele nos ama.

Are Open Doors Always Good?

Mas isso não é tudo o que a Escritura ensina. Mesmo a declaração de Paulo sobre Deus trabalhando tudo junto para o nosso bem (Rom. 8:28) pode ser cooptada como uma garantia de que meu recente acidente de carro resultará em uma nova e melhor pickup de médio porte. Reforçar o nosso conforto material não é o objetivo principal da providência de Deus. Como a Escritura define “bom”, e como ela nos ensina a interpretar as chamadas portas abertas, é tão vital quanto memorizar textos bíblicos populares.

Contrário a muito pensamento popular, o que percebemos como portas abertas pode não indicar que estamos andando na vontade de Deus. Por exemplo, quando Deus ordenou a Jonas que pregasse a Nínive e ele fugiu para Társis, será que a sua capacidade irrestrita de localizar um barco em direção a Társis era uma indicação de que Deus tinha aberto uma porta para ele? Não.

A terra fértil, grande riqueza e poupanças maciças do homem rico era uma indicação de que ele estava caminhando perto de Deus e deveria se aposentar cedo (Lucas 12:13-21)? Dificilmente. A remoção de obstruções não é sinal necessário que Deus tenha “aberto uma porta” para nós.

Are Closed Doors Always Bad?

Nem devemos ver a oposição como uma indicação de que Deus tenha fechado uma porta. Quando Paulo falou aos Coríntios sobre uma porta de trabalho eficaz que Deus tinha aberto para ele, acrescentou: “e há muitos adversários” (1 Cor. 16:9). Deus abrindo uma porta pode significar que os problemas estão esperando logo acima da soleira. A falta de paz também não significa que uma porta tenha sido fechada. A porta estava aberta para o ministério em Trôade, mas Paulo estava inquieto em sua alma até que localizou Tito, então ele saiu e foi para a Macedônia (2 Cor. 2:12-13).

É possível experimentar a oposição divina aos nossos planos. Quando avançamos com orgulho e presunção, a vida pode estar cheia de problemas desnecessários (Tiago 4:6). Olhar ao redor da sala por uma janela não lhe fará muito bem até que você tenha lidado com seu orgulho.

Olhar ao redor da sala por uma janela não lhe fará muito bem até que você tenha lidado com seu orgulho.

A preguiça freqüentemente introduz inconvenientes em nossas vidas diárias, e sebes de espinhos muitas vezes parecem portas fechadas (Prov. 15:19). O preguiçoso vai continuar esperando por circunstâncias mais fáceis quando Deus simplesmente espera que ele exercite a diligência do Espírito e comece a abrir algumas portas próprias.

Assessing Doors and Windows

Então como discernimos portas fechadas e janelas abertas? Ao invés de nos basearmos no que percebemos como circunstâncias favoráveis e depois etiquetarmos estas situações como portas abertas ou janelas do plano B, Deus nos chama para nos alinharmos com a Sua vontade revelada nas Escrituras e julgarmos o nosso contexto de acordo com ela.

Pode ser o que julgamos como uma porta fechada é a oposição normal que vem com a vida num mundo caído; espinhos e cardos nos afligem a todos (eles apenas afligem o preguiçoso de forma mais aguda). A chamada porta fechada pode ser o tipo de dificuldade que um soldado experimenta quando se envolve em território inimigo. Nossos planos para o ministério do evangelho muitas vezes serão opostos pelas forças espirituais das trevas (Efésios 6:10-20). Não devemos esperar o contrário.

Também é possível que Deus nos deixe, por um tempo, em uma sala com a porta firmemente fechada – sem o refrescamento de uma janela aberta. Jó estava andando na vontade de Deus, mas ele estava angustiado com uma série de provações que lhe entorpecem a mente. Ele olhava ansiosamente para uma janela, mas tudo permanecia fechado e pregado. Quando Deus fecha uma porta, Ele pode deixá-lo no escuro por um tempo até que Ele fale com você fora do redemoinho.

Deus pode, por um tempo, deixar-nos em uma sala com a porta firmemente fechada – sem o refresco de uma janela aberta.

“Quando Deus fecha uma porta, Ele abre uma janela” não é o tipo de sabedoria coloquial para construir sua vida. É muito simplista para explicar a rica textura da providência de Deus, e nos engana a pensar que a vida deveria ser uma circunstância favorável após outra (ou uma circunstância favorável imediatamente após uma desfavorável).

Talvez Deus tenha aberto essa janela para que você tenha um lugar para atirar piedosos banquetes. Comece por esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.