O que Paulo quis dizer com “Condenação”?

“Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”

Quando fui salvo pela primeira vez, não demorei muito para pegar minha idéia do que Paulo quis dizer quando disse: “Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1 NASB). Eu pensei que Paulo queria dizer algo como “os cristãos nunca se sentem culpados quando pecam”. Eu “sabia” que significava que porque era assim que eu tinha ouvido outros usarem o versículo.

“Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1 NASB)

Com o tempo, porém, eu vim a entender o versículo de forma diferente. A interpretação “sem sentimentos de culpa” falha três testes importantes: o significado da palavra grega, o contexto imediato e o contexto maior de toda a Escritura. A palavra traduzida para o inglês como “condemnation” (condenação) é a palavra grega katakrima. Seguindo o léxico autoritário Bauer, Arndt e Gingrich, F. F. Bruce (ele próprio uma autoridade na língua grega) diz que katakrima significa neste contexto, “a punição após a sentença…servidão penal”

Significado de ‘condenação’ confirmado pelo contexto imediato

Não fala, então, da declaração da nossa culpa, mas da escravidão ao pecado que se segue à culpa. Este significado é confirmado pelo contexto imediato encontrado no próximo versículo, como diz Paulo: “Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus vos libertou da lei do pecado e da morte”. Nós não temos mais katakrima (ou escravidão ao pecado) porque (ou como Paulo diz, pois) Cristo nos libertou disso através do Espírito. Não estamos mais condenados a uma vida de servidão ao pecado. Se o versículo tivesse, de fato, significado que os cristãos são estranhos a todos os sentimentos de culpa, teria contradizido muitas passagens claras nas Escrituras, incluindo as duas abaixo:

Porque embora eu vos tenha causado tristeza pela minha carta, eu não me arrependo; embora eu me arrependesse, pois vejo que essa carta vos causou tristeza, embora apenas por algum tempo – eu agora me alegro, não que tenhais sido entristecido, mas que tenhais sido entristecido ao ponto de arrependimento; pois fostes entristecido segundo a vontade de Deus, para que não sofrêsseis perdas em nada através de nós. (2 Coríntios 7:8-9 NASB)

– O artigo continua depois deste anúncio –

Seja miserável e chore e chore; que o seu riso se transforme em luto e a sua alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará. (Tiago 4:9-10 NASB)

Um espírito saudável é sensível ao pecado

Um espírito saudável é sensível ao pecado. Apenas uma consciência queimada não se sente mal quando se faz coisas más. Uma consciência sensível funciona muito da mesma forma que o nosso sistema nervoso funciona para o nosso corpo. A dor nos diz quando estamos fazendo algo (como enfiar uma mão no fogo) que vai danificar os tecidos. Aprendemos a não repetir a conduta que nos faz sofrer. Uma vez conheci um jovem que tinha perdido sensibilidade em uma de suas pernas devido a um acidente automobilístico. Em uma ocasião, ele apoiou a perna em um aquecedor enquanto adormeceu. Ele acordou com o cheiro de sua carne queimada. Se ele tivesse sido capaz de sentir, ele teria mexido a perna antes que tais danos fossem infligidos.

Sentir mal quando fizemos coisas ruins é bom para nós. Não se segue que devamos afundar em depressão implacável ou que devamos desistir alguma vez. Nem é justo carregar a noção de uma consciência saudável com estas duas questões distintas. Ao rejeitar estes dois atos destrutivos, não devemos rejeitar a idéia de uma consciência piedosa.

A chave para entender Romanos 8:1 é entender o que Paulo quis dizer, não o que nossos amigos querem dizer. Paulo não quis dizer que os cristãos nunca se sentem mal por terem pecado, ele quis dizer que os cristãos são libertados e não precisam pecar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.