O que é a Torah?

Você deve ter ouvido o termo Pentateuco em referência aos primeiros cinco livros do Antigo Testamento: Génesis, Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronómio. Mas outro termo também se aplica aos primeiros cinco livros da Bíblia: a Torá. Esses cinco livros, escritos por Moisés, abrangem o relato da Criação (Gênesis 1), a queda do homem (Gênesis 3), os Patriarcas, o êxodo do Egito, e as leis que governaram os israelitas quando eles se dirigiam para a Terra Prometida.

A Torá se decompõe nos seguintes livros:

Gênesis- Criação do mundo, a Queda do homem em pecado, o Dilúvio que cobriu a terra, e os Patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. Dentro destes primeiros 50 capítulos da Bíblia, nós podemos explorar as origens do mundo. Vemos Deus derramando seu coração na criação do mundo, apenas para que o mundo se vire sobre seus calcanhares em Gênesis 3 e mergulhe no pecado. Nós encontramos os patriarcas de Israel (os Pais Fundadores) e aprendemos sobre suas vidas e histórias. Terminamos com o filho do patriarca Jacó, chamado José, que retoma a narrativa de Genesi 37-50.

Exodus- A fuga dos israelitas da sua escravidão no Egipto, e Moisés a receber os Dez Mandamentos. Depois de José ter sua família estabelecida no Egito, o número de israelitas cresce. Os egípcios, temerosos de outros inimigos, assim como os israelitas, forçam os israelitas a entrar em 400 anos de escravidão brutal. Deus eventualmente envia Moisés para libertar o povo de Israel. Eles escapam do Egito, e Deus dá a Moisés uma lista de mandamentos pelos quais os israelitas devem seguir.

Leviticus- Leis, festivais, e observâncias do povo judeu. O porquinho de volta do Êxodo, enquanto os israelitas vagam pelo deserto, eles começam a se recuperar como uma nação. Deus estabelece leis e estatutos que eles devem observar para viverem uns com os outros por direito. Ele também institui muitos feriados e observâncias, ainda praticadas até hoje. Nós aprendemos sobre cada um desses feriados neste livro.

Números- Os anos que os israelitas passaram a vaguear no deserto. Não te deixes enganar pelo Joe comum, este não é um livro aborrecido. Está cheio de histórias de guerra, espiões, e burros falantes. Enquanto os israelitas iam para uma terra própria, depois da sua escravidão no Egito, eles passaram várias décadas vagando pelo deserto, parcialmente por causa da sua teimosia e desobediência a Deus. Em Números, nós recebemos as narrativas do deserto. Vemos Deus providenciando para eles no deserto.

Deuteronomia- Mais leis para o povo judeu. Ao sair do Levítico, vemos mais leis para o povo judeu. Estas mostram-nos o quanto cada humano está longe da graça e o quanto precisamos que Jesus venha em nosso socorro. A narrativa conclui com a passagem de Moisés e Josué tomando as rédeas e levando os israelitas para a terra que lhes foi prometida.

Quando foi escrita a Torá, o que significa o nome, e por que isso importa para os cristãos de hoje? Vamos mergulhar em todas estas questões neste artigo.

Quando a Torá foi escrita?

Porque a maioria dos estudiosos atribui a autoria da Torá a Moisés, podemos assumir que ele escreveu os cinco livros durante a sua vida. Moisés viveu aproximadamente entre 1525-1406 AC.

Outros autores também contribuíram para a Torá? Uma teoria conhecida como a Hipótese Documentária, ou teoria JEDP, atribuiu quatro escritores diferentes, ou quatro grupos de escritores, que escreveram o Antigo Testamento tão tarde quanto o exílio babilônico (586 a.C., cerca de 1000 anos após a vida de Moisés).

No entanto, a teoria JEDP existe principalmente sobre especulação e é contrária ao que a Escritura afirma, atribuindo a autoria a Moisés. Sabemos que até Jesus no Novo Testamento afirma a autoridade pela qual a Torá foi escrita. E como Jesus é Deus, podemos assumir que Deus não conta mentiras. A Hipótese Documentária desmorona. Podemos saber que o Pentateuco foi muito provavelmente escrito nos anos 1500 ou 1400 a.C..

Even num sentido extrabíblico, o historiador Josefo parece afirmar que o autor da Torá foi Moisés. Parte de como os historiadores julgam a exatidão e a autoria de um documento é olhando o que outros documentos verificados dizem sobre ele. É por isso que os Evangelhos Gnósticos nunca realmente ganharam impulso porque não tinham confirmação de testemunhas oculares, não tinham outros textos verificados para afirmar sua autoridade, etc.

O que significa o nome Torá?

O Antigo Testamento, ou a Bíblia hebraica, é conhecida como “Tanakh”, muitas vezes divide a obra em três seções principais: a Torá, o Ketuvim, e o Nevi’im. Vamos discutir as definições de todos estes três.

  • Torah- Ensinamentos, ou “Lei” especialmente atribuídos às leis que compõem uma boa parte dos primeiros cinco livros da Bíblia. Nós conhecemos estes como os mencionados acima: Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio.
  • Ketuvim- “Escritos”, esta seção compreende a literatura de sabedoria (Salmos, Provérbios, etc.) e as narrativas históricas de Israel (Josué, Juízes, etc.). Se é poesia ou se conta sobre a história do povo israelita, você provavelmente encontrou um livro Ketuvim.
  • Nevi’im- “Profetas”, tanto os profetas maiores como os menores envolvem esta seção do Tanakh. Estes, no Antigo Testamento Cristão, seriam encontrados no final do Antigo Testamento, concluindo com o Livro de Malaquias.

Jesus se refere a estas três seções do Antigo Testamento em Lucas 24,44.

Temos que ter em mente que a ordenação da Bíblia judaica será um pouco diferente da do Antigo Testamento Cristão. O primeiro frequentemente combina livros como os Samuels e os Reis. Alguns livros funcionam com outros nomes. Mas a grande maioria do conteúdo ainda é o mesmo.

Por que isso importa para os cristãos?

Primeiro, os cristãos reconhecem a inerrância das Escrituras, incluindo a Torá. Devemos entender que as palavras da Torá têm tanta autoridade quanto qualquer livro encontrado no Novo Testamento (2 Timóteo 3:16-17).

Segundo, precisamos entender que as pessoas que praticam Judaísmo também lêem a Torá. Temos um fundamento no qual podemos criar um diálogo sobre as boas novas de Cristo, pois reconhecemos a Torá como cânon. Podemos mostrar como Deus se moveu através da Torá para trazer salvação ao seu povo (ou seja, através de Moisés, etc.), e como essa narrativa continua no Novo Testamento.

Estranho, podemos ver Deus trabalhando nos bastidores desde o início. Podemos ser tentados a saltar seções da Bíblia como Levítico e Números para simplesmente “chegar às coisas boas”, mas Deus tem suas impressões digitais em cada parte da Escritura. Nós simplesmente não podemos ignorar certas seções simplesmente porque elas não nos entretêm tanto quanto outras.

A Torá é algo em que cada cristão deve investir tempo. Nos dias de Jesus, todo homem israelita teria memorizado os primeiros cinco livros do Antigo Testamento. Ele continha a história do povo israelita, a lei, e mostrava a eles como Deus vinha sempre em seu socorro. Nós também podemos olhar para o Antigo Testamento através de uma lente do Novo Testamento. Sabemos que embora o mundo se desfaça em Gênesis 3, isso não é o fim da história. Deus vem em nosso resgate 39 livros mais tarde.

©iStock/Getty Images Plus/Vladimir Zapletin

Este artigo é parte do nosso recurso bíblico para entender o significado e o significado de frases e idéias bíblicas. Aqui estão os nossos artigos bíblicos mais populares para crescer no seu conhecimento da Palavra de Deus:

Promessas de Deus na Bíblia
É “Isto também deve passar” na Bíblia?
O que era a Arca da Aliança?
10 Histórias Bíblicas para Crianças

“O Ferro Aguça o Ferro” em Provérbios 27:17
“Medonho e Maravilhosamente Feito” no Salmo 139
“Fica Quieto e Sabe que Eu Sou Deus” no Salmo 46:10
“Nenhuma Arma Formada Contra Mim Prosperará” – Isaías 54:17

Ouvir o nosso podcast A Bíblia Nunca Disse Isso. Todos os nossos episódios estão disponíveis em LifeAudio.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.