Isaías 53 Explained

Isaías 53 é o quinquagésimo terceiro capítulo do Livro de Isaías na Bíblia hebraica ou no Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Este livro contém as profecias ditas pelo profeta Isaías, e é uma parte do Livro dos Profetas. Diz-se que o capítulo fala de Yeshua Hamoschaich (Jesus), ou será que fala? Vamos descobrir.

Question:

Fora-me dado um livro por um amigo intitulado: Isaías 53-Explicado. É muito confuso e eu realmente não sei quem é “o Servo”…… Parece que está falando de “Yeshua Hamoschaich” (Jesus). É?

Resposta:

O livro, publicado pelo Ministério do Povo Eleito, e distribuído gratuitamente a milhares de lares judeus, faz parte de uma campanha de proselitismo multimilionária atualmente em seu segundo ano.

O uso do ISAIAH 53, também conhecido como “o Servo sofredor”, tem sido constantemente mal citado pelos missionários tentando afirmar que o profeta Isaías está falando de Jesus e cumpre as profecias de que “ele iria sofrer por nossos pecados”. Muitas vezes eles afirmam que “o servo” é singular e, portanto, deve estar falando de um único indivíduo – Jesus. Embora uma análise completa não possa ser feita neste espaço limitado, vamos explorar alguns pontos importantes.

Primeiro, deve-se ler o livro inteiro de Isaías em contexto e a partir de uma tradução judaica precisa (como uma Artscroll/ Mesorah Publication Bible). Foi escrito por Isaías que foi um profeta de 619-533 a.C.E. No texto original não havia capítulos e quebras. O livro foi escrito em formato fluido e, portanto, deve ser lido como um todo. Ao fazer isso, você notará que este capítulo, que é conhecido como o “Quarto Canto do Servo” na verdade começa no capítulo 52 versículo 13.

Ao ler Isaías e o texto 5, Deus freqüentemente chama Israel e Jacó (uma5 referência a Israel), Seu “servo” tanto no singular como no plural.

Exemplos:

“Mas tu, ó Israel, servo meu, Jacó, tu a quem escolhi, descendente de Abraão que me amou…e a quem direi: ‘Tu és meu servo’ – eu te escolhi e não te rejeitei”. (Isaías 41:8-9)

“Mas ouve agora Jacó, Meu servo, e Israel a quem escolhi!” (Isaías 44:1)

“Lembra-te destas coisas, Jacó e Israel, pois tu és Meu servo”: Eu vos formei para serdes Meu servo: Israel não se esqueça de Mim!” (Isaías 44:21)

“…por causa do Meu servo Jacó e Israel, Meu escolhido: “Eu vos proclamei pelo nome…” (Isaías 45:4)

“…diz, ‘Hashem (Deus) redimiu o Seu servo Jacó”. (Isaías 48:20)

“…Tu és o meu servo, Israel, em quem eu me glorifico”. (Isaías 49:3)

“Mas quanto a ti, não temas o Meu servo Jacó, a palavra de Hachem (G-d) e não tenhas medo, Israel…” (Jeremias 30:10)

“Uma herança para Israel, Seu (de Deus) servo, pois Sua bondade perdura para sempre”. (Salmos Capítulo 136:22)

Nos Capítulos 52 – 54, o profeta se refere às nações gentias que têm atormentado e infligido dor e sofrimento ao povo judeu. São ESTAS nações que ficarão espantadas e chocadas ao ver que Deus nos salvou da sua perseguição e nos devolveu à nossa casa, Israel; e, que no final, Deus nos justificará pelo nosso sofrimento As mesmas promessas aparecem no Livro de Ezequiel 36:6-9 &15 e em Jeremias 30:8-13.

Um ponto interessante é que muitos missionários frequentemente afirmam que “os Rabinos” eliminaram deliberadamente este capítulo das porções de Haftorah (seção de Profetas que é lida cada Sábado depois da leitura da Torá) em um esforço para suprimir o fato de que Isaías está falando de Jesus. O sistema Haftorah foi estabelecido quase duzentos anos antes da era comum e do Cristianismo, quando os judeus foram proibidos de ler e aprender a Torá (antes da revolta de Caná).

Este fato está até mesmo documentado em Atos 13:14-15, 27 (NT – Evangelhos Cristãos):

“…entrou na sinagoga no sábado, e sentou-se. E depois da leitura da Lei (Torah) e dos Profetas (Haftorah)…. as vozes dos Profetas que são lidas todos os dias do Sábado…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.