Hebreus Capítulo 1

A. Jesus, o Salvador superior.

1. (1-2a) Jesus trouxe uma revelação superior aos profetas de outrora.

Deus, que em vários momentos e de várias maneiras falou no tempo passado aos pais pelos profetas, nos falou nestes últimos dias por Seu Filho,

a. Deus: O Livro de Hebreus começa sem menção do autor, apenas de Deus. O autor humano de Hebreus permanece desconhecido, mas a inspiração do livro pelo Espírito Santo é evidente,

i. A declaração mais antiga sobre a autoria de Hebreus é de Clemente de Alexandria, que disse que Paulo o escreveu em hebraico e Lucas traduzido para o grego (Eusébio, História 6.14.2). Talvez a maioria dos professores e comentaristas da Bíblia acreditam que o Apóstolo Paulo escreveu os hebreus sem anexar seu nome, embora seus leitores originais o conhecessem (indicado por passagens como Hebreus 13:18-19 e 13:23-24).

ii. No entanto, muitos outros comentaristas acreditam ser improvável que Paulo tenha escrito este livro. Dods cita Farrar: “O escritor cita de forma diferente de São Paulo; ele escreve de forma diferente; ele argumenta de forma diferente; ele declama de forma diferente; ele constrói e conecta suas frases de forma diferente; ele constrói seus parágrafos em um modelo totalmente diferente… Seu estilo é o estilo de um homem que pensa tão bem quanto escreve em grego; enquanto São Paulo escreveu em grego, mas pensava em siríaco”

iii. F.F. Bruce citou Calvino sobre este ponto: “A maneira de ensinar e o estilo mostram suficientemente que Paulo não era o autor, e o próprio escritor confessa no segundo capítulo (Hebreus 2:3) que ele era um dos discípulos dos apóstolos, o que é totalmente diferente da maneira como Paulo falava de si mesmo”

iv. O comentador inicial Tertuliano (que escreveu no início dos anos 200) disse que Barnabé escreveu Hebreus, mas ele não ofereceu nenhum apoio para esta afirmação a não ser que Barnabé era um levita (Atos 4:36) e um homem de encorajamento (Atos 4:36).

v. Martinho Lutero acreditava que Apolo escreveu o livro de Hebreus, porque Atos nos diz que Apolo era eloqüente e tinha um forte comando do Antigo Testamento (Atos 18:24).

vi. Adolf Harnack pensou que Priscilla (com seu marido Aquila) escreveu Hebreus, e permaneceu anônimo para esconder sua controversa autoria feminina. Mas quando o escritor para os Hebreus escreve de si mesmo em Hebreus 11:32, a gramática masculina da passagem argumenta contra a idéia de que uma mulher escreveu a carta.

vii. Não importa quem foi o autor humano de Hebreus, há indicações de que foi escrito bastante cedo no período do Novo Testamento, provavelmente em algum lugar por volta de 67 a 69 d.C. A referência a Timóteo (Hebreus 13:23) coloca-o bastante cedo. A presente falta de perseguição física (Hebreus 12:4) coloca-o bastante cedo. Finalmente, a falta de qualquer referência à destruição do templo provavelmente o coloca antes de 70 d.C., quando Jerusalém e o segundo templo foram destruídos. Como o escritor para os hebreus estava tão preocupado com a passagem do Antigo Pacto, parece improvável que ele ignoraria a destruição do templo se isso já tivesse acontecido antes dele escrever.

b. Deus: É assim que o livro começa. Não há nenhuma tentativa de provar a existência de Deus; a Escritura assume que aprendemos da existência de Deus e alguns de Seus atributos da natureza (Salmo 19:1-4 e Romanos 1:20). O escritor dos Hebreus sabia que Deus existia e que Ele falou ao homem.

i. “A Deidade não é para ser explicada, mas para ser adorada; e a Filiação de Cristo é para ser aceita como uma verdade de revelação, para ser apreendida pela fé, embora não possa ser compreendida pelo entendimento”. (Spurgeon)

c. Quem em vários momentos e de diferentes maneiras falou: A revelação dada através dos profetas foi trazida de várias maneiras – às vezes através de parábolas, narrativa histórica, confronto profético, apresentação dramática, salmos, provérbios, e afins.

i. É verdade que Deus falou de várias maneiras no Antigo Testamento.

– Ele falou a Moisés por uma sarça ardente (Êxodo 3).

– Ele falou a Elias por uma voz pequena e quieta (1 Reis 19).

– Ele falou a Isaías por uma visão celestial (Isaías 6).

– Ele falou a Oséias por uma crise familiar (Oséias 1:2).

– Ele falou a Amós por uma cesta de frutas (Amós 8:1).

ii. Mas a idéia aqui é que os profetas falaram aos pais de várias maneiras; não que Deus falou aos profetas de várias maneiras (embora isso também seja verdade).

iii. Usando as propriedades da luz como uma ilustração, podemos dizer que Deus falou em um espectro no Antigo Testamento. Jesus é um prisma que recolheu todas aquelas faixas de luz e as focalizou em um feixe puro.

iv. Esta referência ao Antigo Testamento será repetida com freqüência através do Livro de Hebreus. Hebreus é um livro profundamente enraizado no Antigo Testamento. Hebreus tem 29 citações e 53 alusões ao Antigo Testamento, para um total de 82 referências. Significativamente, Hebreus não se refere nem mesmo uma vez aos livros dos Apócrifos.

d. Estes últimos dias: Este termo refere-se à idade do Messias. Pode ser um período longo, mas é o último período.

e. Falou-nos: Esta é a primeira menção geral dos leitores, mas eles não são especificamente identificados. No entanto, o contexto da obra identifica-a claramente como uma carta – ou talvez mesmo um sermão ou um ensaio – escrito aos cristãos judeus no primeiro século.

i. A estrutura do Livro de Hebreus é diferente de outros livros do Novo Testamento. Ele começa como um ensaio, continua como um sermão e termina como uma carta.

ii. Hebreus foi obviamente escrito para cristãos de origem judaica, mas também foi escrito para um estado de espírito grego com sua análise de Jesus como a realidade última. Esta abordagem da natureza de Jesus explica o Salvador para a mentalidade dos filósofos gregos.

iii. Hebreus é basicamente um livro que exorta os cristãos a continuarem fortes com Jesus à luz da completa superioridade de quem Ele é e do que Ele fez por nós.

f. Falado a nós por Seu Filho: Não é tanto que Jesus trouxe uma mensagem do Pai; Ele é uma mensagem do Pai. A idéia é que Jesus é muito mais do que o último ou o melhor profeta. Ele revelou algo que nenhum outro profeta poderia revelar.

i. A revelação do próprio Jesus foi única, porque não só foi uma mensagem puramente de Deus (como foi o caso de qualquer outro escritor inspirado), mas foi também a personalidade de Deus através da qual a mensagem veio. A personalidade de Paulo, Pedro, João, e outros escritores bíblicos é clara em seus escritos. Contudo, na revelação de Jesus vemos a personalidade de Deus.

ii. O Livro de Hebreus (na sua maioria) não apresenta Jesus falando de si mesmo. Há um sentido no qual o Filho não fala em hebraico; o Pai fala a respeito do Filho. O livro de Hebreus é Deus Pai nos dizendo do que Deus, o Filho, se trata. “Se os homens não podem aprender sobre Deus com o Filho, nenhuma quantidade de vozes ou ações proféticas os convenceriam”. (Guthrie)

2. (2b-3) Uma descrição sétupla do Filho glorioso.

A quem Ele nomeou herdeiro de todas as coisas, por quem também fez os mundos; quem sendo o brilho da Sua glória e a imagem expressa da Sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, quando Ele mesmo purificou os nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas,

a. Herdeiro de todas as coisas: Isto começa uma secção gloriosa descrevendo Jesus, primeiro como o herdeiro de todas as coisas. Esta é a idéia de que Jesus é preeminente. Está ligado à posição de Jesus como primogênito sobre toda a criação (Colossenses 1:15),

b. Ele fez os mundos: A antiga palavra grega traduzida mundos é aion, da qual recebemos a nossa palavra inglesa “eons”. Significa que Jesus fez mais do que o mundo material, Ele também fez as próprias idades – a própria história é a criação do Filho de Deus.

c. O esplendor de Sua glória: Jesus é o esplendor da glória do Pai. A antiga palavra grega para brilho é apaugasma, que fala do brilho que brilha de uma fonte de luz.

i. Neste sentido, Jesus é o “feixe” da glória de Deus. Nunca vimos o sol, apenas os raios da sua luz quando vêm até nós. Mesmo assim, nunca vimos o Deus Pai, mas nós O vemos através dos “raios” do Filho de Deus.

ii. O antigo filósofo grego Philo usou a palavra apaugasma para descrever o Logos, o ser ou mente inteligente que ordenou o universo. O escritor de Hebreus explicou Jesus em termos que faziam sentido tanto para os judeus do primeiro século quanto para aqueles familiarizados com a filosofia grega.

d. A imagem expressa da Sua pessoa: A idéia é de uma semelhança exata como feita por um selo. Jesus representa exatamente Deus para nós.

e. Sustentar todas as coisas pela palavra do Seu poder: A idéia por trás da palavra sustentar traduzida é melhor pensada como “manter”. A palavra não tem a idéia de sustentar passivamente algo (como o mítico Atlas sustentou a terra), mas de sustentar ativamente.

i. Em Seu ministério terreno, Jesus constantemente demonstrou o poder de Sua palavra. Ele podia curar, perdoar, expulsar demônios, acalmar a fúria da natureza, tudo com a expressão de uma palavra. Aqui vemos que a Sua palavra é tão poderosa que pode sustentar todas as coisas.

ii. “O tenso do verbo ‘sustentar’ é significativo do trabalho constante de Cristo em relação ao mundo (Colossenses 1:17)”. (Griffith Thomas)

f. Ele mesmo expiou os nossos pecados: Pela descrição anterior, sabemos que o Filho de Deus é um ser de grande poder e sabedoria. Agora sabemos que Ele é também um ser de grande amor, que purgou a culpa e a vergonha dos nossos pecados. Ele mesmo fez isso, mostrando que ninguém mais poderia fazer isso por nós e nós não poderíamos fazer isso por nós mesmos.

g. Sentou-se à mão direita da Majestade no alto: Esta é uma posição de majestade, de honra, de glória, e de trabalho acabado. Esta posição de Jesus O coloca muito acima de toda criação.

3. (4) Portanto, Jesus é muito melhor do que os anjos.

Ela se torna muito melhor do que os anjos, pois Ele obteve por herança um nome mais excelente do que eles.

a. Tendo-se tornado muito melhor do que os anjos: Esta descrição de Jesus em versículos anteriores mostra-nos que Ele é muito superior a qualquer ser angelical. No entanto, isto nos diz que Jesus se tornou melhor que os anjos. Poderíamos dizer que Ele é eternamente melhor que os anjos, mas Ele também se tornou melhor que os anjos.

i. Jesus se tornou melhor no sentido de que Ele se tornou perfeito (completo como nosso redentor) através de sofrimentos (Hebreus 2:10) – algo que nenhum anjo jamais fez.

ii. Griffith Tomé ligou as descrições de Jesus dadas nestes primeiros versículos, culminando em Hebreus 1:4:

– Cristo o Herdeiro.

– Cristo o Criador.

– Cristo o Revelador.

– Cristo o Sustentador.

– Cristo o Redentor.

– Cristo o Governante.

– Cristo Supremo.

b. Um nome mais excelente do que eles: O status superior de Jesus é demonstrado por um nome superior, que não é apenas um título, mas uma descrição de Sua natureza e caráter. Há muitas razões pelas quais é importante entender a excelência suprema de Jesus, colocando-o muito acima de todo ser angélico.

– Muitas vezes entendemos melhor as coisas quando elas são colocadas em contraste com outras coisas.

– Embora o Antigo Pacto tenha vindo pelas mãos de anjos a Moisés, um pacto melhor veio por um ser melhor, Jesus. Os judeus do primeiro século poderiam pensar que o evangelho veio pelas mãos de meros homens – os apóstolos. Mas na verdade, o evangelho veio por Jesus, que é superior aos anjos.

– Havia uma perigosa tendência para adorar os anjos se desenvolvendo na Igreja Primitiva (Colossenses 2:18, Gálatas 1:8), e Hebreus mostra que Jesus está no alto acima de qualquer anjo.

– Havia a idéia herética de que Jesus era um anjo, um conceito que degrada Sua glória e majestade.

>

– Entender como Jesus é melhor que os anjos nos ajuda a entender como Ele é melhor que qualquer um ou qualquer coisa em nossa vida.

i. Neste sentido, o propósito de Hebreus é como o propósito da Transfiguração de Jesus mencionado nos Evangelhos. Cada um deles clama e diz: “Este é o Meu Filho amado”. Ouçam-no!”. (Marcos 9:7)

B. As Escrituras provam que Jesus é superior aos anjos.

1. (5) Jesus é superior aos anjos porque Ele é o Filho de Deus, como mostrado no Salmo 2,7 e 2 Samuel 7,14.>

i. “Os judeus veneravam os anjos por causa do seu lugar na entrega da Lei (Atos 7:53; Gálatas 3:19), e era essencial que os cristãos judeus aprendessem por esta comparação algo da infinita superioridade de nosso Senhor sobre aqueles seres celestiais que ocupavam um lugar tão proeminente na vida judaica”. (Tomé)

ii. Coisas menores, se permitido mais foco, tomam um lugar maior do que as coisas maiores e mais importantes.

iii. Ele alguma vez disse: O escritor para os Hebreus pensou claramente que Deus falou através dos autores humanos do Antigo Testamento.

b. Tu és Meu Filho: Salmo 2,7 mostra que Deus Pai chamou Jesus, “Filho” – o nome mais excelente de Hebreus 1,4. Isto mostra que Jesus é maior que os anjos, porque nenhum anjo recebeu este grande nome.

i. Embora os anjos possam ser chamados coletivamente de “filhos de Deus” (como em Jó 1:6), mas nenhum anjo jamais recebeu esse título individualmente.

c. Hoje eu te gerei: Deus o Pai também falou com Deus o Filho e descreveu-o como gerado. A palavra gerou fala da igualdade de substância e natureza essencial entre o Pai e o Filho. Significa que o Pai e o Filho compartilham o mesmo ser.

d. Eu serei para Ele um Pai, e Ele será para Mim um Filho: Esta citação de 2 Samuel 7:14 é outro exemplo de algo que Deus Pai disse a Deus o Filho que Ele nunca disse a nenhum anjo.

i. Esta afirmação é um bom exemplo de uma profecia do Antigo Testamento que tinha dois cumprimentos em mente. Em um sentido próximo e imperfeito, a promessa de 2 Samuel 7:14 foi cumprida no filho de Davi, Salomão. Num sentido mais distante e perfeito, ela se cumpre no Filho de Davi, Jesus Cristo.

2. (6-7) Jesus é superior aos anjos porque os anjos adoram e servem a Jesus, que é seu Deus, como mostrado em Deuteronômio 32:43 (nos Pergaminhos da Septuaginta e do Mar Morto) e Salmo 104:4.

Mas quando Ele novamente traz o primogênito ao mundo, Ele diz:

“Que todos os anjos de Deus O adorem”

E dos anjos Ele diz:

>

“Quem faz dos Seus anjos espíritos
E dos Seus ministros uma chama de fogo”

>

a. Quando Ele traz o primogénito: Esta palavra foi usada tanto como uma ideia como para designar o que nasceu primeiro. Como o primogênito era o “primeiro da fila” e recebia a posição de favor e honra, o título “primogênito” poderia indicar que alguém era da mais alta posição e honra.

i. Muitos dos que não nasceram primeiro na Bíblia recebem o título de “primogênito”. David é um exemplo disto (Salmo 89:27) e Efraim também (Jeremias 31:9).

ii. Segundo o rabino Bechai (citado em Lightfoot) os antigos rabinos chamavam o próprio Yahweh de “primogênito do mundo”. Era um título, não uma descrição da origem.

iii. Os rabinos usavam o primogênito como um título especificamente Messiânico. Um antigo rabino escreveu: “Deus disse: ‘Como eu fiz de Jacó um primogênito (Êxodo 4:22), assim também eu farei do rei Messias um primogênito (Salmo 89:28)'”. (R. Natan em Shemoth Rabba, citado em Lightfoot)

b. Que todos os anjos de Deus O adorem: Deuteronômio 32:43 mostra que Jesus é superior porque Ele é o objeto da adoração angélica, não um adorador angélico. Os anjos O adoram; Ele não o adora entre eles. Apocalipse 5 dá um vislumbre da adoração angélica de Jesus.

c. Quem faz dos Seus anjos espíritos e dos Seus ministros uma chama de fogo: O Salmo 104:4 demonstra que Jesus o Messias é o Senhor sobre os anjos. Eles são os Seus anjos e Seus ministros. Os anjos pertencem a Jesus, e Ele não está entre eles.

Mas ao Filho Ele diz:

“O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre;
Um cetro de justiça é o cetro do teu reino.
Tu amaste a justiça e odiaste a iniqüidade;
Por isso Deus, o teu Deus, te ungiu
Com o óleo da alegria mais do que os teus companheiros.”

>

E:

“Vós, Senhor, no princípio lançastes os alicerces da terra,
E os céus são a obra das Vossas mãos.
Eles perecerão, mas Tu permaneces,
E todos eles envelhecerão como uma peça de roupa,
Como um manto Tu os dobrarás,
E eles serão mudados,
Mas Tu és o mesmo,
E os teus anos não falharão,

a. Mas para o Filho Ele diz: Mais uma vez, a ênfase é que Deus Pai diz coisas a Deus o Filho que nunca são ditas aos seres angélicos.

b. O teu trono, ó Deus: O Salmo 45,6-7 diz claramente que Deus Pai chama o Filho de Deus. Quando a Primeira Pessoa da Trindade falou com a Segunda Pessoa da Trindade, Ele o chamou de Deus. Esta é uma evidência única e poderosa da divindade de Jesus.

i. Alguns argumentam que existem muitos seres chamados “deuses” na Bíblia, como Satanás (2 Coríntios 4:4) e juízes terrestres (Salmo 82:1 e 6). Mas estes outros são supostos deuses, fingidores do seu trono. Se Jesus não é o verdadeiro Deus, Ele é um deus falso, como Satanás e os juízes iníquos do Salmo 82.

ii. Mas Jesus é o Deus verdadeiro e vivo, assim chamado aqui por Deus Pai; e também por João em João 1:1, por Tomé em João 20:28, e por Paulo em Tito 2:13 e Tito 3:4.

c. Portanto, Deus, vosso Deus, vos ungiu: Esta passagem mostra uma interação marcante entre as Pessoas da Trindade. “Deus, Vosso Deus” fala do Pai e de Sua posição de autoridade sobre a Segunda Pessoa da Trindade. “Vós” se refere ao Filho. “Ungido” tem em mente o ministério e a presença do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade.

d. Vós, Senhor, no princípio: O Salmo 102,25-27 mostra que o Filho não só é chamado Deus, mas também Senhor (Yahweh). Então o Filho é descrito com atributos e termos que pertencem somente a Deus.

i. Tu, SENHOR, no princípio, colocaste os fundamentos da terra: Isto mostra que Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, é o Criador. Yahweh é especificamente dito ser o Criador (Isaías 45:12, Isaías 45:18).

ii. Eles perecerão, mas Tu permanecerás: Isto mostra que Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, é auto-existente, como diz o Salmo 102,25-27 de Yahweh.

iii. Como um manto Tu os dobrarás, e eles serão mudados: Isto mostra que Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade é soberana, com autoridade sobre toda a criação e história, assim como o Salmo 102,25-27 diz isto de Yahweh.

iv. Vós sois o mesmo: Isto mostra que Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, é imutável, imutável e eterno (Seus anos não falharão). O Salmo 102,25-27 diz isso de Javé e o escritor para os hebreus diz que isso se aplica claramente a Jesus também.

4. (13-14) Jesus é superior aos anjos porque se sentou, tendo completado Sua obra, enquanto os anjos trabalham continuamente, como mostrado no Salmo 110,1.

Mas a qual dos anjos Ele já disse:

“Senta-te à Minha direita,
Até que eu faça dos teus inimigos o escabelo dos teus pés”?

Não são todos eles espíritos ministradores enviados para ministrar por aqueles que herdarão a salvação?

a. Mas a qual dos anjos Ele já disse: Pela sétima vez neste capítulo, o escritor aos Hebreus cita as Escrituras Hebraicas para demonstrar que Jesus o Messias é muito superior a qualquer ser angélico. Ele citou o Salmo 110,1 para mostrar novamente que Deus Pai disse coisas a Jesus, o Messias, nunca disse aos seres angélicos.

b. Sente-se à Minha mão direita: O Salmo 110,1 diz que o Messias tem esta exaltada posição e postura no céu. Qualquer um que se senta na presença divina mostra que tem o direito perfeito de estar lá. Não há assentos para os anjos ao redor do trono de Deus, porque eles estão constantemente ocupados louvando a Deus e servindo a Ele. Contudo, Jesus pode – a convite de Deus Pai – sentar-se à direita de Deus Pai.

i. Não é bom estar muito à vontade na presença de majestade. Há uma história sobre um homem chamado Lear que foi contratado para dar aulas de arte para a Rainha Victoria. As coisas correram bem, e Lear começou a sentir-se em casa no palácio. Ele gostava de estar em frente à lareira, apoiando-se na lareira e aquecendo-se de uma maneira descontraída, mas sempre que fazia um dos atendentes da Rainha convidava-o a olhar para algo do outro lado da sala, fazendo-o mexer-se. Ninguém lhe explicou isso, mas depois de um tempo ele teve a idéia: boas maneiras diziam que era errado um sujeito ter uma atitude tão relaxada na presença de sua Rainha. Jesus não é um súdito – Ele é o Soberano, então Ele se senta na presença da majestade.

c. Mas a qual dos anjos Ele já disse: “Senta-te à Minha mão direita.” Aos anjos não é permitido relaxar diante de Deus. Eles estão diante do Pai, mas o Filho senta-se – porque Ele não é um súbdito, Ele é o Soberano.

d. Eles não são todos espíritos ministradores: Anjos são espíritos ministradores, não espíritos governantes; serviço, não domínio é a sua vocação. Neste aspecto, os anjos são como um brinquedo que não desiste. Eles continuam trabalhando enquanto o Filho toma uma postura de descanso porque Ele é o Filho.

i. Jesus também é chamado de servo e ministro, mas isto faz parte de Sua humilhação voluntária, não de Sua natureza essencial – como é na natureza essencial dos anjos ser servos.

e. Enviado para ministrar por aqueles que herdarão a salvação: Os anjos são ordenados a servir a Deus, mas Ele partilha os Seus servos com homens e mulheres redimidos. Isto mostra o grande amor de Deus por nós, e como Ele quer compartilhar todas as coisas conosco.

i. Comparando Hebreus 1:2 e 1:14, “É particularmente digno de nota, como tendo em conta o tema principal da Epístola, que tanto Cristo como os cristãos são descritos como herdeiros”. (Tomé)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.