“Foco no acabamento” (1 Coríntios 9:24-27)

A analogia de comparar “conclusão atlética” com “vida cristã” é um tema muitas vezes repetido nas escrituras. Na leitura do Antigo Testamento desta semana, Isaías diz que “aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças… correrão e não se cansarão, caminharão e não se cansarão”. (Isaías 40:31) Paulo usa esta comparação sobre seu próprio ministério ao verificar com os líderes da Igreja se ele “estava correndo ou tinha corrido a corrida” da fé corretamente. (Gálatas 2:2) Ele exorta os gálatas a continuar correndo a boa raça e a não permitir que outros “interrompam” sua raça ou os impeçam de obedecer à verdade. (Gálatas 5:7) E perto do fim de sua vida e ministério terreno, ele diz ao jovem pastor, Timóteo: “Combati a boa luta, terminei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor Juiz justo me concederá naquele dia – e não só a mim, mas também a todos os que anseiam pela Sua aparição”. (2 Timóteo 4:7-8)

Em nosso texto Paulo diz ainda: “Numa corrida todos os corredores correm, mas apenas um recebe o prêmio… correm de tal forma para receber o prêmio”. (1 Coríntios 9:24) Estas palavras nos lembram as palavras de Jesus – que muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (Mateus 22:14) e que muitos procuram ser bem-vindos a um lar celestial, mas que somente aqueles que entram pela “porta estreita” podem entrar. (Lucas 13:24) Sabemos que a porta estreita é Jesus e somente aqueles que acreditam em Seu sacrifício, dando vida à morte em nosso lugar herdarão o dom da vida eterna.

Paul nos lembra que “Todo aquele que compete nos jogos entra em treinamento rigoroso” (v. 25). O atleta sério se empenha em uma preparação para a conclusão; preparação que é implacável, focalizada, determinada e intencional. Estes atletas concentrados observam cuidadosamente o que comem e levam no corpo; quanto descansam; um vigoroso programa de treino. “Eles fazem isso para obter uma coroa que não durará; mas nós fazemos isso para obter uma coroa que durará para sempre”. (v. 25)

Jesus, Ele próprio, promete que Ele nos concederá essa coroa eterna… “Sede fiéis, até à morte, e eu vos darei a coroa da vida”. (Apocalipse 2:10) Para receber essa coroa – para correr a boa corrida e lutar a boa luta – nós também devemos nos engajar em uma preparação que seja implacável, focada, determinada e intencional. Nós fielmente, alegremente e regularmente ouvimos Sua Palavra e recebemos Seus sacramentos; estudamos Sua Palavra em grupos de estudo bíblico, famílias e individualmente; nos reunimos para adoração.

Em Jesus encontramos nosso modelo. “Eu ponho o meu rosto como pedra.” (Isaías 50:7) Ele colocou Seu rosto firmemente, inabalavelmente em direção à cruz para tomar nosso lugar, para tomar nosso pecado – para que pudéssemos ser perdoados, terminar bem a raça da vida cristã, e receber a Coroa da Vida Eterna! Mais do que um modelo para nós, Jesus é nosso Salvador do pecado e da morte!

A vida cristã não é um sprint; ao contrário, é uma maratona. Há momentos em que ficamos desanimados e cansados. Em tais momentos “Ele dá força aos cansados e aumenta o poder dos fracos… aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças… correrão e não se cansarão, caminharão e não se cansarão”. (Isaías 40:29-31) Portanto, corram queridos cristãos e “Concentrem-se na linha de chegada!”

Sem Cristo,
Pastor Snow

Sermão Audio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.