Definição MX

A religião mais importante e popular do mundo, o Cristianismo, é aquela que surgiu do nascimento de Cristo no ano 0 da nossa história e que é considerada como um marco cultural de grande significado. Esta fé em um só Deus (isto é, na religião monoteísta) e no filho que veio ao mundo para nos salvar, surgiu na região de Jerusalém, de onde mais tarde partiu para se tornar a maior e mais ecumênica religião do planeta.

Cristianismo e os vários reconhecimentos

Começa a desenvolver-se como uma religião desde o nascimento de Cristo, o filho de Jesus e seu representante na Terra, onde veio para nos salvar dos nossos pecados e para nos deixar a palavra do Senhor. Cristo nasce em uma família humilde, seus pais são Maria e José, mas na realidade é Deus quem é entendido como o pai de alma desta figura, o Messias na terra. Ao longo de sua vida, Jesus compreende seu papel histórico e decide levar a palavra de Deus a todos os lugares, construindo um grupo de pessoas que o seguem e o ajudam a reproduzir essa mensagem em Jerusalém e em outras regiões do então Império Romano.

Na sua morte pelas mãos dos romanos, Jesus se despede deste mundo (só para ressuscitar depois de três dias) deixando aos seus apóstolos a tarefa de continuar a espalhar a sua palavra. Assim, os cristãos começam a formar uma comunidade de fiéis que se encontram furtiva e clandestinamente para celebrar a missa e rezar porque as autoridades do Império começam a levar a cabo uma perseguição e um massacre de cristãos. Com o passar do tempo, esta religião começou a crescer em número e acabou sendo aceita como a religião oficial do Império Romano, pois os imperadores entendiam sua importância.

A mensagem e os dias atuais desta religião

Hoje, quando falamos do cristianismo, devemos estar claros de que não estamos mais falando de uma única religião que permanece a mesma em todas as regiões onde está presente. Isso se deve ao fato de que desde o século XVI foi gerado o famoso Cisma do Cristianismo, que dividirá a religião entre católicos e protestantes, uma diferença que estará presente na América após a conquista e de acordo com o país que conquistou cada região.

Leva por toda a parte uma mensagem de amor ao próximo e respeito pelos ensinamentos de Deus, que a sua mensagem se encontra na Bíblia e que representa toda a humanidade, daí o constante desejo e trabalho de levar esta religião por toda a parte.

Fotolia imagem. philippe paternolli

Próxima Definição >>

    • Próxima Definição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.