Come! Vamos Raciocinar Juntos! Uma Visão para o Diálogo numa Era de Divisão

Eu ainda era jovem na época, mas acho que foi quando comecei a perceber que precisava de ter a minha própria carroça e mulas se alguma vez fosse conseguir nesta sociedade. Se tivesse realmente havido paz com justiça depois da Guerra Civil, todos nós teríamos recebido 40 acres e uma mula, porque precisávamos de alguns recursos, precisávamos de algum poder de barganha para fazer parte do diálogo nacional. Mas, em vez disso, continuamos a ser meeiros – a sua própria forma de escravos – e apesar dos progressos alcançados, continuamos a ver os efeitos disso hoje.

O Chamado do Cristão a Ouvir, Orar e Confessar

Como cristãos, o nosso chamamento a ouvirmo-nos uns aos outros é ainda mais profundo. Muitas vezes eu digo que a oração é escutar a Deus e quando oramos juntos, estamos escutando por Deus. Estamos à escuta de algum discernimento, da sua palavra e da sua voz para nos fazer avançar e para nos unir. Mas quando nos reunimos em oração, precisamos também estar escutando uns aos outros, porque este é o momento em que começamos a nos confessar. Quando confessamos nossos pecados a Deus, ele diz que será fiel e justo para perdoá-los, mas muitas vezes não aplicamos esse mesmo princípio nas nossas relações uns com os outros. Somos lentos a confessar e somos lentos a perdoar, mas como podemos esperar um perdão real, uma reconciliação real, a menos que comecemos a ter alguma confissão real? “Mas se vós não perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai também não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:15).

Foi o que aconteceu na África do Sul. Eles tiveram que ter a Comissão de Verdade e Reconciliação, um lugar onde aprenderam a ouvir e enfrentar uns aos outros e ganhar verdadeira empatia por aqueles que antes eram considerados inimigos. Era um lugar onde os opressores eram obrigados a ouvir a dor e o sofrimento dos oprimidos, mas também se tornou um tempo onde as pessoas ofereciam confissão sincera e onde o perdão real era dado. Anseio por ver estes mesmos tipos de reuniões acontecendo hoje.

Aumildade é dura

“Se o meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar o meu rosto, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). Esta é a ordem de Deus para o seu povo, mas a humildade é difícil. Muitas vezes eu me sinto como o centurião clamando a Jesus, dizendo: “Senhor, eu creio, mas ajuda a minha descrença”

Eu acho que as pessoas esperam que eu tenha tudo junto como um líder cristão, mas na minha velhice eu me encontro ainda mais consciente do meu pecado, da minha própria necessidade de perdão, e como pode ser difícil humilhar a mim mesmo diante de Deus e dos outros. Mas é quando nos humilhamos que reconhecemos a quebrantamento de todas as pessoas e que mesmo pessoas realmente boas, provavelmente se beneficiaram dos sistemas de opressão e escravidão. Quando nos humilhamos, começamos a nos identificar com a dor e o sofrimento dos outros. E é quando Deus diz que vai nos ouvir. É quando somos capazes de raciocinar juntos e nossa adoração se torna algo que agrada a Deus, ao invés da adoração fútil e hipócrita descrita anteriormente em Isaías 1.

Caráter Cristão em Conversação

Nosso problema hoje é que estamos fazendo as pessoas cristãs sem discipliná-las. Nós temos que dizer uma bela oração, mas depois deixamos lá. Eles nunca aprendem como é suposto ser um cristão – alguém marcado pelo fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio. Se os nossos encontros fossem marcados por estas características, pense em quanto melhor seria a nossa conversa.

Paul nos diz em Romanos 14 que o Reino de Deus não é uma questão de comer e beber, mas um lugar de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Em vez de discutir sobre as trivialidades do que estamos comendo e bebendo, precisamos olhar para nosso objetivo final: um Reino de paz e justiça. Peço-nos que comecemos a procurar algo maior, que comecemos a procurar este objectivo. Então talvez possamos encontrar amor maior que nossa discordância, humildade maior que nosso orgulho, e graça maior que nosso ódio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.