A Unidade do Espírito (Efésios 4:1-6)

Introdução

1 Eu, portanto, prisioneiro do Senhor, vos rogo que andeis de maneira digna do chamado com o qual fostes chamados, 2 com toda humildade e mansidão, com paciência, mostrando-vos indulgentes uns para com os outros no amor, 3 sendo diligentes para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês também foram chamados em uma só esperança de sua vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos que está sobre todos e por todos e em todos.

Estes primeiros versículos do capítulo quatro, antes de tudo fornecem um ambiente que é crucial para o equipamento de todos os santos que Paulo discutirá abaixo. “Não é tanto um programa que é necessário, mas um ambiente (uma atmosfera)”. O que isso significa? Um ambiente é o total das atitudes e fatores sociais, espirituais e relacionais de um grupo que influencia o que o indivíduo pensa de si mesmo e o que ele faz”. (R. Paul Stevens, Liberating the Laity, p.26).

Sin é uma força perturbadora, sempre se divide, separa e se fragmenta. Ela divide um homem dentro e contra si mesmo. Ela produziu a luta e a luta constante que todos nós estamos conscientes em nossas próprias vidas e na vida da igreja. Conseqüentemente, o objeto central da salvação, em certo sentido, é re-unir, reunir novamente, reconciliar, restaurar a unidade que Deus criou antes do pecado e da queda produziu este terrível caos entre Deus e o homem, entre os homens, e dentro do próprio homem.

Então a unidade que temos em Cristo é parte do grande desígnio. Assim, uma das marcas peculiares do chamado cristão é preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

O caráter e a natureza da unidade

Uma definição

A unidade não é um espírito geral de simpatia ou camaradagem. Nem a unidade é algum objectivo comum ou série de objectivos.

    A Unidade é um Produto

É o resultado de tudo o que Paulo tem dito nos capítulos 1-3. É o produto da cruz e da obra de Deus em Cristo. Não pode haver unidade cristã, a menos que seja baseada no ensino dos capítulos 1-3. Como a unidade cristã é resultado da obra de Deus em Cristo, não é algo que devemos visar em nome da unidade.

    Unidade é “do Espírito”

Espírito é capitalizado. Refere-se à unidade proporcionada pelo Espírito Santo. É uma unidade que nós nunca podemos produzir. Nem sequer nos é pedido que o façamos. Porque isto é verdade, as seguintes deduções são verdadeiras:

    Unidade é Orgânica

Unidade é viva e vital. Não é mecânica. Não é uma coligação ou uma amalgamação. Tal consiste em um número de unidades diversas que se juntam para um determinado propósito. Mas a unidade cristã, a unidade do Espírito, é uma unidade que começa dentro e trabalha para fora através da vida orgânica como vemos numa flor ou no corpo humano.

A unidade da igreja é de caráter orgânico. Ela não é um conjunto de partes. Ela é uma nova criação, um corpo espiritual criado por Deus em Cristo. A velha foi eliminada neste corpo. Não há mais as distinções do homem. Não há mais judeus e gentios. …

A analogia do corpo humano explica a natureza desta unidade.

(1) O corpo humano é primeiro, uma unidade orgânica. Ele consiste de muitas partes: dedos dos pés, dedos das mãos, mãos, pés, pernas, olhos, ouvidos, etc. Mas não é um conjunto de partes reunidas como em um automóvel ou em uma casa. Começa a partir de uma célula que começa a se desenvolver e a crescer e brota de pequenos botões que eventualmente compõem as partes variegadas. Esta é uma unidade orgânica e viva pela criação. Assim é a igreja, espiritualmente falando.

Verdade, quando uma pessoa acredita em Cristo, ela é unida a Cristo pelo batismo do Espírito e se torna um membro do corpo, mas pelo poder regenerativo do Espírito Santo, ela não é meramente e acrescenta. Ele miraculosa e espiritualmente torna-se uma parte orgânica do corpo de Cristo.

    Unidade é Diversidade

Existe diversidade na unidade, não uma uniformidade. As partes não são parecidas, não funcionam da mesma forma, mas são todas importantes, necessárias, interdependentes e todas trabalham para o mesmo fim, os propósitos para os quais cada membro foi projetado na função do corpo como dirigido pela cabeça e de acordo com o propósito criativo de Deus.

Algumas das partes são cobertas, outras estão dentro do corpo e são invisíveis, mas, no entanto, muito importantes. Alguns dons estão mais na frente, são mais óbvios e outros menos, mas todos são essenciais ao trabalho eficaz do corpo.

Doutworkings práticos da Unidade

Uma Unidade de Chamamento

Todos os crentes são chamados por Deus. Nosso chamado é nossa responsabilidade de responder ao que nos tornamos em Cristo. Todo crente tem sido chamado para ser discípulo de Jesus e para servir no corpo de Cristo.

Todos são chamados por Deus. O “chamado secreto” do pregador ou pastor não o faz mais chamado que o carpinteiro…

tematicamente, Efésios 4 passa do chamado à unidade para o chamado ao ministério (todos são chamados ao ministério = parte da única esperança do seu chamado). Cristo tem dado muitos dons de graça para o ministério (diversidade) que se unem em um objetivo comum de maturidade em Cristo.

Uma Unidade de Vida Comum e Fonte

A unidade do Espírito é criada através de nossa união em Cristo Jesus. A palavra “juntos” aparece com tanta freqüência e de forma tão inovadora nesta carta que merece uma menção especial. O prefixo “com” ou “juntos” está unido a uma série de palavras-chave para expressar nossa vida em comum e a impossibilidade de viver fora desta unidade (cf. 2:5,6,19,21,22; 3:6; & 4:16). Isto é contrário ao espírito de individualidade tão comum em nosso país hoje. Você sabe, “faça a sua própria coisa, siga o seu próprio caminho”

Uma Unidade de Ministério

Nossa unidade é uma unidade ou unidade que existe não apesar da diversidade, mas por causa dela. São as diferenças maravilhosas em si que, quando devidamente equipadas, contribuem para a função do corpo e, fora dessa função, atingem uma unidade ainda mais profunda de maturidade. Somente como cada parte faz o seu trabalho, o corpo pode crescer.

Uma Unidade de Finalidade

O propósito é a maturidade em Cristo, sendo conformado à medida da estatura da plenitude de Cristo. O objetivo final é a semelhança com Cristo, ou maturidade espiritual, de acordo com o padrão de Cristo. Este é o objetivo primário do equipamento e da unidade desejada. Quanto mais possuirmos Seu caráter e mente, mais experimentaremos a unidade do Espírito.

Equipamento-Uma tarefa pastoral

A passagem diante de nós não é na verdade sobre o equipamento. O tema da passagem é a unidade. Equipar não é uma coisa a ser valorizada em si mesma. É simplesmente um instrumento do grande plano de Deus para o seu povo, especialmente que eles possam ser um, que possam funcionar como o único corpo que se tornaram em Cristo.

Equipamento é, em última análise, uma tarefa pastoral.

A forma verbal da palavra grega aqui, katartizo, é usada em Lucas 6:40 do treinamento ou instrução de um discípulo. Ali, como o contexto mostra, inclui a idéia de modelar, sendo um exemplo. Como o texto diz, “ele se tornará como seu professor”

A forma substantiva da palavra, “equipar”, katartismos, é usada como substantivo apenas uma vez no NT, aqui em Efésios 4:12. Mas a palavra tem uma história médica interessante no grego clássico. Equipar muitas vezes significava colocar um osso ou uma parte do corpo humano em relação correta com as outras partes do corpo, de modo que cada parte se encaixasse completamente. Significa realinhar um membro deslocado”. (op cit, p. 25).

Como o contexto de Efésios 4 deixa claro, o equipar ali é muito mais do que simplesmente dar às pessoas habilidades para ensinar, evangelizar ou outros ministérios na igreja local. Está principalmente preocupado com a formação do caráter, com a semelhança de Cristo.

W.E. Vine aponta que o verbo grego para equipar, katartizo, “aponta o caminho do progresso”. Como a palavra foi usada para equipar navios para uma longa viagem, todo o processo de equipar implica uma viagem em direção a um destino distante. O caráter não se desenvolve rapidamente. Requer tempo e muito dele. Este é o nosso destino.

“Como os leigos passam uma enorme quantidade de tempo trabalhando dentro ou fora de casa, seu “tempo de igreja” deve ser apenas uma fração da sua vida para Deus. A menos que equipemos os leigos para viverem toda a vida para Deus, o cristianismo degenerará em mera religião”. (Libertando os Leigos, p. 24). Este é um dos laços sutis do diabo.

“Juntas de suprimento”. A palavra vem de apto, “tocar”. Ela se refere a “um ponto de contato”, ou a “uma articulação” que proporciona um ponto de contato entre membros e membros do corpo, bem como um meio de união e, portanto, unidade. À luz do seu uso médico nos tempos antigos em relação às articulações e ligamentos, o uso de Paulo em Col. 2:19 (note o único artigo), e seu uso aqui e em Col. 2:19 com a palavra “suprimento”, parece apontar para duas idéias:

(1) O ponto de contato e união: Este ponto de contato com os membros do corpo de Cristo fornece os meios de suprimento do resto do corpo à medida que ele recebe instruções do cérebro, e sangue e oxigênio para o seu crescimento e saúde. Há também o elemento da simpatia mútua e influência das partes em contato. = a comunicação da vida e energia.

(2) O ponto de ordem e unidade. Ordem e unidade são as condições de crescimento nas quais o Apóstolo insiste.

Cada crente é uma junta de suprimento, um ponto de contato e uma fonte de suprimento através da cabeça, Cristo.

O significado raiz da palavra sugere “toque” ou “contato”. “Paulo está dizendo que cada membro em seu contato com outros membros supre algo que o corpo precisa” (p. 31, Paul Stephens, LL). Barth traduz este verso: “Ele dá-lhe sustento através de cada contacto” (Barth, Ephesians, p. 449). Isto sugere que a igreja local deve ser estruturada para prover um ambiente rico em relacionamentos de ministério com cada pessoa que contribui para o corpo.

“Paulo indica que o corpo é constantemente suprido (note os particípios presentes) com energia e alimento pela cabeça, e é mantido unido como uma unidade somente por aquela cabeça (em Ef 4:16 a ênfase está na coesão vital e união das partes umas com as outras, aqui foca na contínua dependência da cabeça).

“Suprimento” = como Robinson, “fornecido”, ou “equipado”, ou como O’Brien, Palavra, “fornecido”, ou “suprido”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.