A Páscoa tem origem pagã e raízes?

O nome “Páscoa” deriva de “Eostre”, “originalmente uma palavra saxônica (Eostre), denotando uma deusa dos saxões, em honra à qual foram oferecidos sacrifícios por volta da época da Páscoa”

As origens da Páscoa são envolvidas por uma celebração de renovação sazonal que tem acontecido em numerosas culturas por milhares de anos por volta da época do Equinócio da Primavera. Alguns argumentam que mesmo a versão cristã da Páscoa apenas perpetua um tema antigo e familiar de ressurreição, em vez de honrar uma pessoa ou evento real na história.

Receba aqui o seu Guia de Páscoa GRATUITO. Peça que o encorajamento seja entregue diretamente na sua caixa de entrada!

Origins of the First Easter

De acordo com uma antiga “lenda suméria de Damuzi (Tamuz) e sua esposa Inanna (Ishtar), Tamuz morre, Ishtar está de luto e o segue para o submundo”. Aqui, “nua e curvada” ela é julgada, morta, e depois pendurada em exposição. Na sua ausência, a terra perde a sua fertilidade, as colheitas deixam de crescer e os animais deixam de se reproduzir. A menos que algo seja feito, toda a vida na terra vai acabar.”

Inanna está desaparecida por três dias, após os quais sua assistente procura ajuda de outros deuses. Um deles vai “para o submundo” dá a Tamuz e Ishtar “o poder de voltar à terra como a luz do sol durante seis meses”.

Depois de seis meses, Tamuz volta ao submundo dos mortos, permanecendo lá por mais seis meses, e Ishtar o persegue, incitando o deus da água a resgatar os dois. Assim, foram os ciclos da morte no inverno e da vida na primavera”. Desde que este mito foi descoberto em tabletes que datam de cerca de 2500 AC, Tamuz e Ishtar podem ser os protagonistas da primeira história da Páscoa pagã.

Pagão Temas da Páscoa

Os comentadores têm citado inúmeras razões pelas quais as culturas têm escolhido celebrar a Páscoa de alguma forma. Temas populares incluíram:

1. Luz conquistando as trevas; Inverno árido dando lugar ao nascimento na Primavera

2. Vida conquistando a morte; Bem vs. Mal

3. Nascimento virgem; Sacrifício

Sempre, estes temas são considerados como parte de ciclos recorrentes, como as estações do ano. A cada primavera, o mundo volta à vida. As flores emergem. O canto dos pássaros enche o ar. Os animais dão à luz as suas crias. A morte leva sempre a uma nova vida. Alguns elementos, como a linha do tempo de três dias e o herói que vai para o inferno, também estão espalhados entre os mitos.

Non-Sacred Fun

“Todas as coisas divertidas da Páscoa são pagãs. Os coelhinhos são uma sobra do festival pagão de Eostre”. Pães cruzados quentes estão relacionados com “Israelitas a fazer pães doces para um ídolo, e líderes religiosos a tentar acabar com isso”. Eventualmente, “mulheres pagãs desafiantes que fazem bolos” tiveram sucesso e uma cruz foi adicionada aos pãezinhos para os cristianizar.

Hoje comemos coelhinhos de chocolate e caçamos ovos coloridos. A lebre e o ovo são símbolos “associados a Eostre, representando o início da primavera”. Na mitologia germânica, diz-se que Ostara a.k.a. Eostre “curou uma ave ferida que encontrou na floresta, transformando-a em lebre”. Ainda parcialmente uma ave, a lebre mostrou a sua gratidão à deusa, pondo ovos como presentes”

Jesus, Herói entre muitos

Um escritor desenha “paralelos entre a história de Jesus e a epopeia de Inanna”. Isto “não significa necessariamente que não havia uma pessoa real, Jesus, que foi crucificado, mas que, se havia, a história é estruturada e embelezada de acordo com um padrão que era muito antigo e difundido””

Outros heróis sacrificiais incluíram Attis, amante de Cibele, ambos deuses, mas Attis “nasceu de uma virgem”. “Attis era amante de Cibele, embora algumas fontes afirmem que ele era seu filho.” Attis “apaixonou-se por um mortal e escolheu casar”

Em resposta à raiva de Cibele, Attis “fugiu para as montanhas próximas onde gradualmente se tornou louco, eventualmente cometendo suicídio”. Ela recuperou a sua sanidade, e “apelou a Zeus para nunca permitir que o cadáver de Attis se decompusesse.” Todos os anos, “ele voltava à vida durante o renascimento anual da vegetação; assim identificando Attis como uma figura de deus precocemente tingida e revivida”

Outros deuses associados à ressurreição incluem Horus, Mithras, e Dionísio. “Dionísio era uma criança divina, ressuscitada pela sua avó. Dionísio também trouxe a sua mãe, Semele, de volta à vida”. A deusa Suméria Inanna, ou Ishtar, foi pendurada nua numa estaca e posteriormente ressuscitou e ascendeu do submundo.

Jesus, o Um e Só

Muitas destas histórias são semelhantes ao relato cristão. Jesus nasceu de uma virgem; Ele morreu numa cruz e ressuscitou. Mas há prefácios da crucificação do Gênesis a Malaquias; no ventre estéril de Sarai trazido à vida; nas fontes do deserto (Isaías 43:19), os ossos secos de Ezequiel; e a Páscoa. A Bíblia inteira é a história de Deus sobre Jesus – não uma história fictícia, mas a história da criação, queda e redenção.

Eventos em Gênesis são datados de antes de 4000 AC, e a oferta de Isaque a cerca de 2054 AC. Estes eventos são anteriores a alguma mitologia pagã e são contemporâneos de outros mitos. No entanto, mesmo quando homens e mulheres adoravam falsos deuses, o Senhor tinha a última palavra. Robby Gallaty, Pastor Sênior da Igreja Batista Long Hollow em Hendersonville, Tennessee, conecta as nove pragas no Egito com os deuses do Egito: Khnum, deus do rio (sangue), Heket, deusa da rã (sapos), Imhotep, deus curador (furúnculos), e assim por diante.

O ponto era “Deus, Ele próprio, estava a mostrar que reina supremo sobre quaisquer falsos deuses que tentam usurpá-Lo.” Podemos ajustar esta afirmação: os falsos deuses não tinham poder para tentar nada; não tinham poder para agir. Elias declarou aos adoradores de Baal, inimigos de Israel, “o deus que responde pelo fogo – ele é Deus” (1 Reis 18:24). Baal era impotente. “Então o fogo do Senhor caiu e queimou o sacrifício, a lenha, as pedras e o solo, e também lambeu a água na trincheira” (1 Reis 18:38).

Também não é coincidência que o cristianismo persista hoje com o número de crentes crescendo diariamente, dois milênios depois da morte e ressurreição de Cristo. A existência de Cristo é historicamente verificável, e a Sua ressurreição é apoiada por evidências. Entretanto, os mitos da Suméria e do Egito retiveram todo o poder de um coelhinho de chocolate da Páscoa.

Cristo “Padrão, Prometido, Presente”

Glenn Scrivener escreveu que “o Antigo Testamento tem uma forma extraordinária de Jesus”. Ele era “padronizado”, “prometido” e “presente”, mesmo antes do nascimento da Virgem. Ele descreve o “padrão de substituição” que começa no Éden após a queda, onde “os culpados são roubados por uma justiça estranha – vestida em Cristo”

Aqui, “Deus promete ‘a semente da mulher'”, a descendência que “esmagaria a cabeça da casa dos ímpios”, mas “com grande custo para si mesmo”. Cristo estava presente como aquele “que caminha com as suas criaturas mais favorecidas no frio do dia”. Cristo é modelado, prometido e presente com Abraão e Isaque, no Êxodo, e numerosos outros lugares no Antigo Testamento.

Embora os deuses pagãos fossem remotos e impotentes, o Deus cristão é onipotente, mas pessoal. Cristo foi o único sacrifício por todo pecado, por todo tempo, por todos os que crêem; não como parte de um ciclo sazonal.

Cristãos morrem para o pecado, participam do sofrimento de Cristo, e herdam o Reino dos Céus como co-herdeiros com Cristo. Eles desfrutam da esperança da vida eterna. Não é coincidência que Jerusalém fosse construída no local onde Isaque foi quase sacrificado. Fora dos portões da cidade, Jesus foi crucificado.

Os cristãos podem comemorar a “Páscoa”?

“Páscoa” é apenas um nome, adoptado e transformado ao longo dos séculos para se tornar uma referência centrada em Cristo até às gerações recentes, onde muitos jovens já não reconhecem o nome de Jesus como algo mais do que um expletivo.

No entanto, usar o nome Páscoa “não é um problema” porque “a origem da palavra não significa que a palavra seja má”. Se quisermos “ser coerentes e evitar usar palavras”, os cristãos também terão que encontrar novos nomes para os planetas e os dias da semana.

“Os cristãos se lembram que Jesus, depois de morrer na cruz, ressuscitou dos mortos, mostrando que a vida pode vencer a morte. Para os cristãos, o ovo é um símbolo do túmulo, enquanto que quebrar o ovo representa a ressurreição de Jesus. Na tradição ortodoxa, os ovos são pintados de vermelho para simbolizar o sangue que Jesus derramou na cruz”. As tradições pascais podem ser resgatadas, e a diversão da Páscoa ainda é permitida.

Meanwhile, Deus examina o coração. “Se você ainda não descobriu que Cristo crucificado é o fundamento de todo o volume, você tem lido sua Bíblia até agora com muito pouco proveito. A sua religião é um céu sem sol, um arco sem pedra-chave, uma bússola sem agulha, um relógio sem mola ou pesos, uma lâmpada sem óleo”

O que isso significa?

Cristo morreu por nós pessoalmente, de boa vontade, e amorosamente. Ele ressuscitou por nós, vitorioso sobre nosso pecado, e nos chama a viver eternamente com Ele no paraíso sem pecado. A mitologia nos legou ovos pintados e chocolate: diversão a curto prazo, nada tão alegre ou duradouro como a esperança de um crente em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.