6 Marcas da Humildade Bíblica num Líder

Ben White photo | Unsplash

Por John Piper

O que é a humildade e o seu oposto, o orgulho?

Em 1908, o escritor britânico G. K. Chesterton descreveu o embrião da cultura relativista completa de hoje.

Uma marca dessa cultura é o desvio da palavra arrogância para se referir à convicção, e a palavra humildade para se referir à incerteza.

Chesterton viu-o chegar:

“O que sofremos hoje é humildade no lugar errado. A modéstia se moveu do órgão da ambição. A modéstia se instalou no órgão da convicção; onde ela nunca deveria ter estado. Um homem estava destinado a ser duvidoso de si mesmo, mas sem duvidar da verdade; isto foi exatamente o contrário. Hoje em dia, a parte de um homem que um homem afirma é exatamente a parte que ele não deve afirmar – ele próprio. A parte que ele duvida é exatamente a parte que ele não deve duvidar – a razão divina. … Estamos a caminho de produzir uma raça de homens demasiado modestos mentalmente para acreditar na tábua de multiplicação”

Então, se a humildade não é o abandono da convicção ou o abraço do agnosticismo e do relativismo, o que é isso? Deus nos disse pelo menos seis coisas sobre humildade.

A humildade começa com um sentido de subordinação a Deus em Cristo.

“Um discípulo não está acima do seu mestre, nem um servo acima do seu mestre” (Mateus 10:24). “Humilhai-vos … sob a poderosa mão de Deus” (1 Pedro 5:6).

Existe o fato: Deus está acima. Nós estamos abaixo. Nós não somos dignos de desatar os Seus sapatos. A distância entre Deus e nós é infinita. Sua grandeza, Seu poder, Sua sabedoria, Sua justiça, Sua verdade, Sua santidade, Sua misericórdia e graça estão tão acima da nossa como os céus estão acima da terra.

Além do fato de que Deus está acima e nós estamos abaixo, há o sentido do fato. Além da verdade, há o afundamento e o sentimento da verdade. Isso é tão crucial aqui quanto conhecer a verdade.

Sentimos esta distância entre Deus acima e nós abaixo? Somos realmente humildes por ela, ou paradoxalmente até nos orgulhamos de saber que vimos que ela existe. Oh, quão sutil é a contaminação rasteira do orgulho!

A luminosidade não sente o direito a um tratamento melhor do que o que Jesus recebeu.

“Se eles chamaram o dono da casa de Belzebu, quanto mais eles malignificarão os da sua casa” (Mateus 10:25).

Por isso a humildade não retribui o mal pelo mal. A humildade não constrói uma vida baseada em seus direitos percebidos.

“Cristo também sofreu por você, deixando-lhe um exemplo, para que você siga os Seus passos. . . . Enquanto sofria, Ele não proferiu ameaças, mas entregou àquele que julga com justiça” (1Pd. 2:21-23 jp).

Muito da nossa raiva e ressentimento nos relacionamentos vem da expectativa de que temos o direito de ser bem tratados. Mas, como George Otis disse uma vez a uma reunião em Manila, “Jesus nunca prometeu aos Seus discípulos uma luta justa”

Devemos assumir maus-tratos e não ficar indignados quando os recebemos. Isto é o que a humildade pareceria. Pedro (1 Pedro 2:21-23) e Paulo (Romanos 12:19) nos dão grande ajuda moral nesta difícil tarefa, lembrando-nos que Deus resolverá todas as contas com justiça e que a injustiça temporária não será varrida para debaixo do tapete do universo.

Será tratado com – na cruz ou no inferno. Não precisamos nos vingar. Podemos deixar isso para Deus.

Aumilidade afirma a verdade não para reforçar o ego com controle ou com triunfos em debate, mas como serviço a Cristo e amor ao adversário.

“O amor . . . regozija-se na verdade” (1 Coríntios 13:6 NKJV). “O que vos digo nas trevas, falai na luz… . . Não temais” (Mateus 10:27-28 NKJV). “Não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como teus servos de ligação por amor de Jesus” (2 Coríntios 4:5 NKJV).

Se a verdade é preciosa, falar é uma parte necessária do amor. E se a verdade é um instrumento de salvação e santificação e preservação e liberdade e alegria, então falar a verdade é uma parte essencial do amor.

“Conhecerás a verdade, e a verdade te libertará” (João 8:32). “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17,17). “pereçam, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos” (2 Tessalonicenses 2:10 NASB).

Por isso, falar a verdade é serviço a Cristo e amor aos outros, mesmo que eles se considerem seus adversários. Isto é mais claro no caso do evangelismo onde você é acusado de arrogância por contar o evangelho a muçulmanos ou judeus ou budistas.

Por exemplo, escrevi um editorial para o Minneapolis Star Tribune (2 de outubro de 1999) argumentando que era uma coisa amorosa para os cristãos falar o evangelho de Jesus Cristo ao povo judeu porque “quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

O cleroeveral escreveu ao jornal e disse: “Infelizmente, arrogante é a palavra certa para descrever qualquer tentativa de proselitismo – neste caso o esforço dos cristãos para ‘conquistar’ seus irmãos e irmãs judeus. Cristãos pensativos se dissociarão de qualquer esforço desse tipo”

Devemos nos ajudar uns aos outros contra esse tipo de intimidação. Em nome da humildade, ela tenta questionar o coração do evangelho – que Jesus Cristo é o único caminho de salvação.

Devemos lembrar uns aos outros que contar este evangelho não é arrogante, mas amoroso.

A humildade sabe que depende da graça para todos conhecerem, crerem, viverem e agirem.

>

“Porque pela graça foste salvo pela fé. E isto não é obra tua; é dom de Deus, não resultado de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

>

“O que tens que não recebeste? Se então você o recebeu, por que você se vangloria como se não o tivesse recebido?” (1 Coríntios 4:7).

“De sua própria vontade ele nos trouxe à luz pela palavra da verdade, para que fôssemos uma espécie de primícias de sua criação. . . . Recebei com mansidão a palavra implantada, que é capaz de salvar as vossas almas” (Tiago 1:18, 21).

Talvez a conexão mais clara na Bíblia entre abraçar a soberania de Deus e escapar da arrogância é encontrada em Tiago 4:13-16.

Aqui Tiago diz que o que acreditamos sobre a providência global de Deus na mesquinhez do nosso planejamento diário governa se somos “arrogantes”

Venha agora, você que diz: “Hoje ou amanhã iremos a tal e tal cidade, e passaremos um ano lá e nos envolveremos em negócios e teremos lucro”. No entanto, não sabe como será a sua vida amanhã. Você é apenas um vapor que aparece por um tempo e depois desaparece. Em vez disso, você deveria dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e também faremos isto ou aquilo”. Mas, como é, você se vangloria em sua arrogância; toda essa ostentação é má” -James 4:13-16, NASB

Por isso, a humildade faz o oposto. Ela submete momento a momento à soberana regra de Deus sobre nossa vida diária e descansa silenciosamente nos duros e ternos decretos da amorosa sabedoria de Deus.

A humildade sabe que é falível e assim considera a crítica e aprende com ela, mas também sabe que Deus tem providenciado uma convicção humana inabalável e que Ele nos chama para persuadir os outros.

>

“Vemos num espelho de maneira fraca, mas depois cara a cara; agora eu sei em parte, mas então saberei plenamente como também fui plenamente conhecido” (1 Coríntios 13:12 NASB).

“O sábio é aquele que escuta o conselho” (Provérbios 12:15). “Portanto, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os outros” (2 Coríntios 5:11).

“Estas coisas falam e exortam e repreendem com toda autoridade. Que ninguém vos despreze” (Tito 2:15 NASB).

Não sabemos tudo. E o que sabemos, não sabemos com perfeito equilíbrio e exaustividade.

Mas Deus se revelou a Si mesmo em Cristo e em Sua Palavra. Ele significa para nós nos humilhar sob a objetividade desta revelação e abraçar com convicção o que Ele disse.

Pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do nosso testemunho, podemos conquistar o diabo, se não amarmos a nossa vida até a morte (Apocalipse 12:11).

A verdadeira humildade sente que a humildade é um dom além do nosso alcance.

Se a humildade é o produto de alcançar, então instintivamente nos sentiremos orgulhosos do nosso alcance bem sucedido. A humildade é o dom que recebe todas as coisas como presente. É o fruto não de nossa realização mas do Espírito Santo (Gálatas 5:22).

É o fruto do evangelho, sabendo e sentindo que somos pecadores desesperados e que Cristo é um grande e imerecido Salvador.

JOHN PIPER (@JohnPiper) é o fundador e professor do Desejando a Deus e o chanceler do Colégio e Seminário de Belém. Extraído e adaptado com a permissão dos Irmãos, Nós não somos profissionais por John Piper. Copyright 2013, B&H Publishing Group.

Dig Deeper at Lifeway.com

Brothers, We Are Not Professionals

John Piper

FIND OUT MORE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.