5 Fatos a Ignorar Antes de Acusar os Católicos de “Adoração a Maria”

Eu amo a Mãe de Deus! Pronto…Eu disse e ainda bem que o fiz! Como católico, sou tão abençoado por ser um membro da Igreja que realmente honra e respeita a Mãe do meu Senhor e Salvador. Devo admitir que, mesmo sendo católica de berço, nem sempre me senti assim. Na verdade, durante a maior parte da minha vida eu não entendi o papel de Maria ou não me importei muito com ela. Que erro!

Agora, depois de várias acusações recentes de “adoração à Maria” na minha página do Facebook, está na hora de defender a minha “Mãe”. E, mesmo que eu a ame e queira defender a sua honra, não tenho intenção de ficar desagradável. Pelo contrário, prefiro apresentar 5 factos sobre a Maria. Antes de acusar os católicos de adorarem Maria, peço-vos que olhem bem para estes factos. Eles têm uma forma de fazer buracos na teoria de que damos demasiada ênfase a Maria. Se você ainda quer acusar os Católicos de adorarem Maria, então eu sugiro que ignore estes fatos!

Deus Enviou o Salvador por Maria

Enumero este primeiro porque é realmente difícil minimizar a importância de Maria, ao mesmo tempo em que reconheço que o Messias que há muito esperava veio à terra ao nascer de uma mulher… e essa mulher era Maria. De todas as maneiras que Jesus poderia ter vindo à terra, por que Maria foi escolhida? Se Maria era importante para Deus, ela não deveria significar algo para nós?

Jesus realizou seu primeiro milagre a pedido de Maria

Este é outro bom milagre. Oh eu sei, Jesus não precisava de Maria para transformar a água em vinho em Caná. Ela apenas estava lá por acaso. OK, por que então São João listou Maria em sua lista de convidados do casamento?

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá; Jesus também foi convidado para o casamento com seus discípulos. (João 2:1-2)

Se Maria não é importante nesta saga, por que ela está listada ANTES dos apóstolos e ANTES de Jesus? São João o Evangelista não era conhecido por inserir detalhes estranhos. Maria é listada primeiro porque João quer chamar a atenção dos leitores para a sua presença no casamento.

Mas e a “repreensão”? Você sabe, o argumento de que Jesus estava dizendo a Maria para “não se meter” quando Ele disse:

“Ó mulher, o que você tem a ver comigo? A minha hora ainda não chegou”. (João 2:4)

Jesus era um judeu devoto e um seguidor obediente dos Dez Mandamentos. Por que Ele desonraria publicamente Sua mãe, violando o Quarto Mandamento? Em segundo lugar, se este foi um tal “abatido” por Jesus, por que Ele fez o milagre de transformar água em vinho? Não teria sido esse o fim do pedido? Claro que seria, a menos que Ele não estivesse abaixando Maria. Quando Sua mãe intercedeu em nome do casal, Nosso Senhor decidiu que a Sua hora tinha chegado. Não achas que Jesus está a tentar dizer-nos alguma coisa? Não é provável que Jesus tenha esperado até ao pedido de Maria, para nos mostrar o seu poder intercessório? Isso não explica porque é que São João a listou primeiro entre os convidados?

Jesus deu Maria a João da Cruz

Como Ele sofreu e morreu na Cruz, Jesus fez uma declaração muito profunda:

Quando Jesus viu a Sua mãe, e o discípulo a quem Ele amava, ao seu lado, disse à Sua mãe: “Mulher, eis o teu filho”! Então Ele disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” E a partir daquela hora o discípulo a levou para sua própria casa. (João 19:26-27)

Por que, enquanto lutava para falar enquanto estava pendurado na cruz, Jesus teria dito estas palavras se elas não significassem nada? Será que Ele poderia estar fazendo conversa fiada? Obviamente, havia uma razão para que Nosso Senhor tivesse feito o que Ele fez. A Igreja sempre acreditou que João representava cada membro da Igreja e que, a partir daquele momento, Maria se tornou nossa mãe espiritual. A Escritura nos diz que, naquele dia, João aceitou o dom de Jesus e “levou-a para sua casa” (João 19,27). Não deveríamos fazer o mesmo?

As Primeiras Graças de Jesus Foram Dadas por Maria

Este é um facto que frequentemente é esquecido por aqueles que desejam minimizar a importância de Maria…e vem directamente da Bíblia! Depois de aceitar a oferta de Deus para se tornar a Mãe do Salvador, Maria viajou “à pressa” para visitar sua parente, Isabel.

E quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. (Lucas 1:41)

De acordo com esta passagem bíblica, antes mesmo de Jesus nascer, a voz de Maria foi usada para entregar as graças a Isabel. Por quê? Porque ela não é importante? Não há outra maneira, estas graças poderiam ter sido distribuídas?

Não está convencida? Ouve o que Elizabeth tinha para dizer (também directamente da Bíblia)…

“Pois eis que, quando a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança no meu ventre saltou de alegria”. (Lucas 1:44)

É muito difícil negar a importância da presença e da voz de Maria ao dispensar estas graças a Isabel. Será que as graças tiveram origem em Maria? Não, elas obviamente vieram de Jesus. No entanto, Ele escolheu que Maria fizesse a viagem e usasse a sua voz para as entregar. Porquê? Porque Ele quer que percebamos que ela é importante!

Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e o Homem

Agora, isto não faz sentido. Como é que isto ajuda a apoiar a posição católica? É por isso que nós católicos “temos tudo errado”, não é? Desculpa se estou a rebentar a bolha de alguém, mas os católicos acreditam absolutamente que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) afirma claramente esta crença:

Intercessão é uma oração de petição que nos leva a rezar como Jesus fez. Ele é o único intercessor com o Pai em nome de todos os homens, especialmente dos pecadores. (CIC 2634)

Este ensinamento católico é apoiado pela seguinte passagem bíblica:

Porque há um só Deus, e há um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus, que se deu a si mesmo como resgate por todos. (1 Timóteo 2:5-6)

Embora Jesus Cristo seja o único mediador entre Deus e os homens, isso não impede que outros (incluindo Maria) se envolvam em uma mediação ou intercessão subordinada. São Paulo, que fez a afirmação acima, está obviamente ciente desse fato, já que várias vezes exorta seus leitores a orarem uns pelos outros (Romanos 1:9, 1 Tessalonicenses 5:25, 1 Timóteo 2:1). O Catecismo se refere a este tipo de intercessão como sendo uma “participação na intercessão de Cristo” (CIC 2635) e se põe em prática cada vez que rezamos uns pelos outros. Pedir a Maria que interceda por nós não retira de modo algum o papel de Jesus como mediador entre Deus e os homens.

Embora eu não seja ingênuo o suficiente para pensar que listar estes 5 fatos me tornará imune a outras acusações de “adoração a Maria”, eu acho que eles terão um efeito se olhados com uma mente aberta. A Sagrada Escritura não contém muitas palavras sobre Maria, mas o que existe é poderoso. Os teólogos passaram 2.000 anos estudando as suas aparições bíblicas e continuarão a fazê-lo. Nós podemos aprender muito estudando o papel de Maria, como documentado nas páginas da Bíblia. Se alguém quiser me acusar de ser uma “adoradora de Maria”, peço-lhes que primeiro olhem para estes 5 fatos. Se você ainda quiser apontar um dedo, você precisará ignorar estas declarações factuais… porque aceitá-las prejudicará seriamente sua credibilidade!

Image by Thomas B. from

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.