4 Versículos Bíblicos Importantes Sobre Combater a Boa Luta

Tweet

Aqui estão quatro versículos bíblicos muito importantes sobre combater a boa luta da fé.

2 Timóteo 4:7 “Combati a boa luta, terminei a corrida, guardei a fé”

O 2º Livro de Timóteo e o capítulo quatro podem ser um dos capítulos mais desoladores para eu ler. Por uma coisa Paulo escreveu: “Já estou sendo derramado como uma oferta de bebida, e a hora da minha partida chegou”. Combati a boa luta, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4,6-7), então ele sabia que estava prestes a morrer e mesmo que “Demas, apaixonado por este mundo atual, me abandonou e foi para Tessalônica. Só Lucas está comigo” (2Tm 4,10-11a). Paulo escreveu que “Na minha primeira defesa ninguém veio para ficar ao meu lado, mas todos me abandonaram”. Que não seja acusado contra eles” (2Tm 4,16), assim, no final, todos o abandonaram, mas apenas “o Senhor ficou ao meu lado e me fortaleceu, para que através de mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. Então fui resgatado da boca do leão. O Senhor me resgatará de toda ação maligna e me trará em segurança ao seu reino celestial. Para ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2 Tim 4:17-18).

1 Timóteo 6:12 “Luta contra a boa luta da fé”. Tomem posse da vida eterna para a qual foram chamados e sobre a qual fizeram a boa confissão na presença de muitas testemunhas”.

Este é um dos comandos mais claros na Bíblia de que devemos lutar a boa luta da fé, mas de que se trata esta luta? Paulo especifica que é sobre a fé cristã e o terreno de batalha para a luta é sobre a preservação da fé como Judas escreveu, “contenda pela fé que foi de uma vez por todas entregue aos santos” (Judas 1:3). A fé que já foi entregue vai de Gênesis até Apocalipse. Há uma batalha em curso; uma batalha pela verdade, então devemos nos esforçar para preservar o que já foi entregue aos santos. Nós não estamos esperando nenhuma nova entrega porque foi “de uma vez por todas entregue”. Eu diria que vale a pena lutar pela verdade.

Efesianos 6:12 “Porque não lutamos contra a carne e o sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre esta escuridão presente, contra as forças espirituais do mal nos lugares celestiais”.

Jacob lutou com Deus, mas ele tinha lutado com muitos outros antes disso. O seu nome significa “suplantador” ou “enganador”. Depois que Jacó lutou com Deus, ele percebeu que “tenho visto Deus face a face, e ainda assim minha vida foi entregue” (Gn 32:20). O nome de Jacó foi mais tarde mudado para Israel quando Deus disse que “lutastes com Deus e com os homens, e prevalecestes” (Gn 32,28). Hoje, nós lutamos contra um inimigo invisível. Satanás e seus demônios são seres espirituais, mas também muito poderosos e por isso é necessário colocar “toda a armadura de Deus, para que possais ficar contra os esquemas do diabo” (Ef 6,11).

James 1:12 “Bem-aventurado o homem que permanece firme na prova, pois quando tiver resistido à prova, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”

Quão abençoado é o homem ou mulher que permanece firme na sua fé, permanecendo firme mesmo sob prova. Assim como Deus disse ao Israel antigo, Ele nos diz: “Não os temereis, pois é o SENHOR vosso Deus que luta por vós” (Dt 3,22). As coisas que mais tememos, como provações, dificuldades financeiras e problemas de relacionamento, são melhor tratadas se deixarmos Deus lidar com elas. Comprometa-o com a oração e depois comprometa-o com Deus porque só Ele pode dirigir até mesmo o coração de um rei pagão (Pv 21,1) então não seja como “os que se encolhem e são destruídos, mas dos que têm fé e preservam suas almas” (Hb 10,39).

Conclusão

Paul manteve sua fé no Senhor e continuou lutando a boa luta da fé até o fim. Ele escreveu que “está guardada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, o juiz justo, me concederá naquele dia, e não só a mim, mas também a todos os que amaram a sua aparição” (2Tm 4,8). A nossa luta pela fé nos torna mais fortes na fé. Tiago escreveu “Porque vós sabeis que a prova da vossa fé produz firmeza” (Tiago 1:3) de modo que a prova da nossa fé, ao lutar pela fé uma vez libertada, produz uma firmeza para o cristão, por isso continuai a lutar a boa luta da fé, meu próximo cristão. A melhor posição de luta possível que um crente poderia tomar é de joelhos porque “O SENHOR lutará por vós, e só tendes de ficar em silêncio” (Ex 14:14); desta forma, Deus recebe toda a glória.

Leitura irritante: O que significa a Perseverança dos Santos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.