3 Maneiras de Deus Usar Pessoas Quebradas para Sua Glória

A maioria das pessoas tende a desprezar as coisas quebradas, muitas vezes querendo jogá-las fora. Quando você ouve a palavra quebrada, isso implica que algo está errado. Algo não está a funcionar como deveria estar. De acordo com o dicionário Merriam-Webster, quebrado pode ter algumas definições como “violentamente separado em partes; quebrado” ou “subjugado completamente; esmagado, triste”

Não só gostamos de jogar coisas quebradas fora, às vezes gostamos de jogar pessoas quebradas fora. Pelo contrário, Deus parece amar e na verdade é atraído por pessoas quebrantadas. O que é que tem de quebrantado que atrai a atenção de Deus? Por que Deus ama usar pessoas quebrantadas? Vamos considerar três razões.

As pessoas quebradas reconhecem sua necessidade de Deus

No evangelho de Lucas capítulo 18, vemos a parábola do fariseu e do cobrador de impostos. Ambos foram ao templo para orar, porém suas orações foram muito diferentes. Eis como o fariseu orou:

“O fariseu ficou sozinho e orou: “Deus, agradeço-te que não sou como os outros ladrões, malfeitores, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana e dou um décimo de tudo o que recebo””. (Lucas 18:11-12).

Compare que à oração do cobrador de impostos:

“Mas o cobrador de impostos ficou à distância. Ele nem sequer olhava para o céu, mas batia no peito e dizia: ‘Deus, tem piedade de mim, um pecador'”. (Lucas 18:13).

E é claro para você a diferença em suas orações. O fariseu estava confiante, vangloriando-se em sua justiça, dizendo a Deus como é uma pessoa maravilhosa. O cobrador de impostos, por outro lado, estava dobrado e quebrado, reconhecendo quão indigno ele é, suplicando pela misericórdia de Deus.

Guia que se foi para casa justificou?

Existe uma velha expressão lá fora que diz que Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos. Isso não é verdade, e também não está na Bíblia. O que a Bíblia nos ensina é que Deus ajuda aqueles que percebem que não podem ajudar a si mesmos e que reconhecem sua necessidade por Ele. Isto é o que Jesus nos lembra nesta parábola. A pessoa quebrada reconhece que precisa de Deus. Quando compreendem a sua necessidade, invocam-No. Quando o invocam, ele vem para ajudar. As pessoas que não reconhecem a sua necessidade nunca compreendem a sua necessidade de Deus e recusam-se a invocá-lo para ajudar.

Aqui está o que diz o Salmo 34,18 – “O Senhor está perto dos de coração partido e salva aqueles que estão esmagados em espírito”.

Se o seu coração está partido hoje e você está num lugar onde reconhece a sua necessidade de Deus, você está exactamente onde Deus quer que você esteja. Ele está perto de você, pronto para intervir e ajudá-lo na sua situação. Tudo o que você tem que fazer é invocá-lo.

As pessoas quebradas ajudam outras pessoas quebradas

A palavra empatia significa ser capaz de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Em algum momento de nossas vidas, todos nós fomos feridos, quebrados, perturbados, esmagados, machucados e necessitados de ajuda e do conforto de Deus. Esta é a essência de estarmos quebrados. Porque entendemos o que parece e o que sente, podemos, por sua vez, ajudar outra pessoa. Em outras palavras, pessoas quebradas ajudam outras pessoas quebradas.

Eu acredito que as experiências que você enfrenta na vida não são apenas para você. Elas acontecem para que você, por sua vez, possa ajudar outra pessoa. Como você pode me ajudar a superar se você nunca teve que fazer o mesmo? Isto é o que Jesus fez por nós. Hebreus nos lembra que temos um sumo sacerdote que experimentou tudo o que fazemos, para que ele possa nos ajudar. Ele ficou destroçado para poder ajudar-nos na nossa fragilidade. Portanto, podemos nos aproximar do trono da graça com confiança, sabendo que temos um Deus que entende e se empatiza com a nossa fragilidade. Porque Deus demonstrou este modelo para nós através de Cristo, nós, por nossa vez, devemos fazer o mesmo para os outros. Observe o que Paulo diz em 2 Coríntios:

“Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de compaixão e o Deus de todo conforto, que nos conforta em todos os nossos problemas, para que possamos confortar aqueles em qualquer problema com o conforto que nós mesmos recebemos de Deus” (2 Coríntios 1:3-4).

Se você já foi quebrado antes, então Deus quer usar isso. Lembre-se do que sentiu e lembre-se como Deus o trouxe através disso. Pegue isso e vá ajudar alguém que precisa de você porque pessoas quebradas ajudam outras pessoas quebradas.

Pessoas quebradas tornam-se troféus da graça de Deus

Um dos maiores inimigos da igreja primitiva foi Saulo de Tarso. Em Atos 8 depois que Estevão foi apedrejado, vemos que Saulo estava lá e aprovou a morte de Estevão. Logo depois disso, grande perseguição irrompeu e Atos 8:3 diz: “Mas Saulo começou a destruir a igreja”. Indo de casa em casa, ele arrastou tanto homens como mulheres e os colocou na prisão”. Quando chegamos ao capítulo 9 de Atos, Saulo ainda está vomitando seu veneno assassino.

“Entretanto, Saulo ainda estava expirando ameaças assassinas contra os discípulos do Senhor. Ele foi ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, para que, se encontrasse lá alguém que pertencesse ao Caminho, fossem homens ou mulheres, ele os levasse como prisioneiros para Jerusalém” (Atos 9:1-2).

Saul sentiu-se justificado em sua justiça e zelo como fariseu, mas com todo o seu conhecimento e treinamento perdeu o fato de que Jesus era o Messias. No seu caminho para Damasco, Deus apareceu, encontrou Saulo, e o mudou para sempre. Saulo passou de antagonista impiedoso a campeão do evangelho. Ele foi de Saulo de Tarso para o Apóstolo Paulo. Ele deixou de ser quebrado, para se tornar um troféu da graça de Deus. Aqui está Paulo em suas próprias palavras:

“Agradeço a Cristo Jesus nosso Senhor, que me deu força, que me considerou digno de confiança, nomeando-me para o seu serviço. Ainda que eu tenha sido um blasfemador, um perseguidor e um homem violento, foi-me mostrada misericórdia porque agi na ignorância e na incredulidade. A graça de Nosso Senhor foi derramada sobre mim abundantemente, juntamente com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Aqui está um ditado digno de confiança que merece plena aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo me foi mostrada misericórdia para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus pudesse mostrar sua imensa paciência como um exemplo para aqueles que creriam nele e receberiam a vida eterna” (1 Timóteo 1:12-16).

A beleza da história de Paulo é que Deus tomou o pior dos pecadores e fez dele um exemplo principal da graça de Deus. Assim é com você. Eu o encorajo a abraçar a sua quebrantamento. Isso vai te aproximar de Deus. Permitirá que você ajude outra pessoa e permitirá que Deus o ponha em exibição como um troféu da sua graça. De qualquer forma, se você está quebrado, você é apenas aquele que Deus está procurando.

Foto crédito: Pexels/Ismael Sanchez

Clarence L. Haynes Jr. é um orador, professor da Bíblia, autor e co-fundador do The Bible Study Club. Ele passou mais de 30 anos servindo o corpo de Cristo em várias funções e acaba de lançar seu primeiro livro, The Pursuit of Purpose. Se você já lutou tentando encontrar a vontade de Deus, este livro o ajudará a descobrir os diferentes caminhos que Deus o conduz à Sua perfeita vontade. Para saber mais sobre o seu ministério, por favor visite clarencehaynes.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.